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Negócios

Posicionamento de mercado: qual é o seu?

Ed Trevisan
Escrito por Ed Trevisan
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Se você trabalha com marketing ou está à frente de um empreendimento, é bem possível que já tenha ouvido falar de posicionamento de mercado. 

Mas, afinal de contas, o que é isso?

Bem, o posicionamento de mercado faz referência à sua capacidade de influenciar a percepção dos consumidores em relação à sua marca, produto ou serviço, quando comparados com as alternativas da concorrência. 

Em outras palavras, posicionamento de mercado significa desenvolver uma imagem ou uma identidade para que o que você tem a oferecer seja percebido de uma determinada maneira pelos consumidores. 

E falando da forma mais sintética possível: posicionamento de mercado é como o público enxerga você. 

Para ilustrar, posso te dar alguns exemplos:

  • uma marca de roupas que se posiciona como um símbolo de luxo e status;
  • um programa de televisão que se relaciona com inovação e vanguarda;
  • uma cadeia de alimentos que o público relaciona à comida saudável;
  • um mentor que está associado ao rápido sucesso na carreira de seus mentorados.

O posicionamento de mercado pode ser entendido como um dos conceitos mais poderosos de marketing.  Afinal, o posicionamento de mercado sintetiza os motivos pelos quais alguém escolhe uma determinada marca. 

Nesse sentido, pensar em posicionamento significa entender o que é proposta de valor, ou seja: os clientes não vão escolher seu empreendimento pelo produto ou serviço oferecido, mas pelo que ele representa. 

Por que é importante ter posicionamento de mercado

Quando um possível cliente vai fechar uma compra, ele calcula a relação entre custo e benefício. 

Dentro da mente dos possíveis consumidores de um produto ou serviço, há uma lista de possibilidades que ele está permanentemente avaliando. 

Mas, não se engane: essa lista está longe de ser algo aleatório: cada possível cliente rankeia todas as opções e atribui um nível de interesse a elas. Ou seja, as pessoas mais ou menos já sabem qual é sua escolha, só falta elas decidirem se essa escolha vale a pena, ou o custo. 

Imagine que um profissional que quer contratar um coach se depara com três opções: o que ele gostaria, o que ele aprova e o que ele acha a mais em conta. 

As pessoas têm limites de preços que estão dispostas a pagar. Mas elas também estão dispostas a flexibilizar seu poder de pagamento para mais se acharem que vão obter reais vantagens com isso.

Quer um dos melhores exemplos de posicionamento de mercado da atualidade? É só olhar para o setor de tecnologia: a Apple, ano após ano, lança novos produtos por valores muito maiores, mas, mesmo assim, segue com uma legião de fãs que sequer questionam isso.

Sabe por quê? Porque, para seu público, seus produtos valem cada centavo investido. E isso é exatamente o que qualquer consumidor quer: obter alguma vantagem (neste caso, satisfação) com sua escolha. 

Ter um bom posicionamento de mercado é importantíssimo exatamente por isso: porque, independentemente das outras opções, os consumidores sequer cogitam realmente as alternativas existentes. 

Como fazer o seu?

No sentido de criar um posicionamento de mercado único e poderoso para seu empreendimento, você precisa trabalhar as seguintes questões:

  • entender o que seu público deseja;
  • entender quais são as capacidades e diferenciais da sua marca;
  • mostrar para o mundo do que você é capaz

#01 O que o público quer?

Aqui, nada de tentar adivinhar quais são as preferências do seu público em potencial. Isso precisa ser feito de acordo com critérios claros, dados e análise das informações. 

Você pode começar pesquisando sobre tendências de consumo no seu nicho, quais tipos de produtos ou serviços têm conseguido mais espaço, que tipo de vantagem as pessoas esperam obter na contratação de uma determinada proposta. 

Uma boa forma de fazer isso é trabalhando com pesquisas dirigidas. Crie formulários que possam ser enviados a pessoas que você acredita que representam o seu público com questões que busquem identificar suas necessidades. 

Outra maneira de detalhar esta parte é desenvolver um mapa de posicionamento de mercado. Em termos simples, é um gráfico com quadrantes que representam os diferenciais que o público mais tem interesse em encontrar em uma proposta. 

#02  Faça um raio-x do que você tem a oferecer

Você já se perguntou por que alguém deveria escolher sua marca? 

Se você não sabe bem, não tem como vender isso para o imaginário de sua futura clientela. 

Anote todos os pontos fortes de sua marca. 

Se você é inovador, se entrega resultados em menor tempo, se oferece um atendimento em qualquer lugar, se realiza um seguimento após o período em que atender ao cliente, se possui parcerias com outros negócios, etc.

No mesmo sentido, identifique os pontos nos quais seu empreendimento não é tão forte, isso vai servir tanto para melhorar estes aspectos como para entender o que não é capaz de oferecer: não há nada pior para um consumidor do que comprar uma ideia e não encontrar isso na prática. 

#03 Fortaleça sua imagem!

Com um entendimento mais amplo do que é destaque na sua proposta, sobre o que as pessoas querem e o que está falando no mercado, chegou a hora de apostar em sua imagem!

O marketing é seu principal aliado daqui em diante! 

Neste sentido, as ações e estratégias de divulgação que você desenvolva precisam ir ao encontro dos consumidores nos lugares onde eles estejam (redes sociais, resultados no google ou mesmo em mídia offline).

Pegue aquilo que lhe diferencia e crie mensagens simples, mas capazes de transmitir exatamente essa ideia que pode convencer as pessoas de que sua opção é melhor do que as outras. 

E não esqueça nunca de observar de perto o comportamento do consumidor. Toda e qualquer interação que você tenha com seu público pode funcionar como uma importante fonte de insights para ações futuras. 

Chegou a hora de impactar muitas vidas e deixar um legado de sua marca! Você pode fazer de seu conhecimento um verdadeiro negócio e atingir a independência e a liberdade financeira que deseja há tanto tempo.

Quer ter um posicionamento único na mente de seus clientes? Eu posso lhe ajudar! Mande sua dúvida, sugestão ou qualquer outra ideia que passe pela sua cabeça pra mim e podemos começar essa jornada juntos!

É só entrar em contato!

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