Especialista fala sobre o mercado de mentoria

Empreender é preciso. E cada vez mais, pessoas decidem empreender no Brasil. O número de empreendedores brasileiros com empresas com mais de 3,5 anos cresceu no Brasil em 2021. São 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos, ou 9,9% da população adulta, que comandam um negócio do tipo no país. O percentual representa uma alta de 1,2 ponto percentual em relação a 2020. Com isso, o Brasil saiu da 13ª posição no ranking de empreendedorismo mundial para a 7ª posição (fonte: https://www.poder360.com.br/economia/brasil-e-o-7o-pais-com-mais-empreendedores-diz-pesquisa)

E com tantos profissionais com experiência, muitos pensam em empreender como mentores. Segundo Thiago Germano, diretor da Bmind, mentoria é um processo de orientação.  Neste, o mentor compartilha seus conhecimentos com alguém que precisa aprender a lidar com problemas, desafios e necessidades específicas.
Ainda segundo Germano, “Uma coisa muito importante sobre a figura do mentor e das mentorias em geral: você não vai atuar decidindo pelo mentorado. Aqui, vale usar a frase “melhor do que dar o peixe é ensinar a pescar”.”
Conversamos com ele sobre sua carreira como formador de mentores. Veja como foi:

Thiago, o que é a Bmind?
Thiago: 
A BMIND é um caminho para concretização de sonhos. Acreditamos que através do conhecimento aplicado o futuro pode ser melhor. Por isso desenvolvemos programas de mentoria e treinamentos para que as pessoas possam ter realização pessoal e profissional. Formamos mentores e oferecemos ao mercado mentorias e treinamentos que causam transformação profunda, pois orientar, direcionar e transmitir conhecimento é nossa paixão, é nosso combustível.

Como começou a ideia de trabalhar com mentoria?
Thiago:  
A ideia nasceu da necessidade. Eu atuava na área de logística e transportes e decidi lançar um aplicativo ao mercado, mas logo percebi que precisaria de mentores para colocar a ideia em prática. Ao fazer esse movimento percebi que os clientes também sentiam a necessidade de contar com um mentor para resolver os maiores problemas de suas empresas e até mesmo de sua vida pessoal. Comecei a oferecer mentorias a partir de então e os resultados foram fantásticos. Eu me apaixonei por esse processo de orientar e aconselhar pessoas e daí surgiu a BMIND.

 Como foram os primeiros meses como empreendedor?
Thiago: 
 Os primeiros meses foram de empolgação e muitas noites acordado pensando nas diversas possibilidades. E logo em seguida a empolgação foi substituída pela preocupação por não conseguir os resultados que imaginava. Foi aí que eu percebi que precisaria contar com a ajuda de mentores, pessoas mais experientes e com conhecimentos específicos que eu não possuía.

 Fale um pouco sobre a trajetória de sua empresa.
Thiago:  
Desde 2017 já atendi mais de 900 pessoas, dos mais diversos nichos. São mentorias individuais, em grupo, treinamentos online e poucos presenciais. Já atendemos pessoas de todos os estados do Brasil, América Latina, América do Norte, África e Europa. Sempre ajudando os nossos clientes a transformar seu conhecimento e suas experiências de vida em soluções práticas e aplicáveis.

Quais são as qualidades que todo empresário deve ter, em sua opinião?
Thiago: 
 Existe muito material que fala sobre as qualidades, soft e hard skills que um empresário deve ter. Mas para ser bem direto eu diria que um bom empresário deve ser capaz de entender sobre o seu cliente mais do que o próprio cliente entende sobre si mesmo. É tudo sobre conseguir saber o que se passa na cabeça das pessoas e se colocar como um solucionado de problemas.

Quem quer ser mentor hoje, e nunca trabalhou na área, quais são os passos iniciais que ele deve dar?
Thiago:
  Sem dúvida nenhuma o primeiro passo é escolher bons mentores. Não há maneira mais inteligente de iniciar no ramo do que aprender com quem já atua e já sabe o caminho. É preciso acreditar que mentoria é o caminho e sempre contar com bons mentores na jornada.

A Bmind (bmind.com.br) treina, capacita e certifica mentores em todo o Brasil. Quem estiver interessado em conhecer melhor a carreira de mentor e se qualificar para trabalhar na área, uma boa pedida é procurar a equipe do Thiago.

Compartilhe

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos? Inscreva-se!

Acesse nosso blog

Jakson

5 Formas de Ganhar Dinheiro sendo professor de matemática

Ganhar dinheiro sendo professor de matemática pode ser um desafio, afinal, essa é uma área concorrida e difícil de exercer a profissão, já que é preciso se formar na faculdade e talvez até fazer uma especialização. Para quem está na busca de uma vaga no mercado de trabalho, separei hoje 5 opções para ganhar dinheiro sendo professor de matemática e

Jakson

5 Formas de Ganhar Dinheiro sendo Arquiteto

Ganhar dinheiro sendo arquiteto é o sonho de todos que se formam na área. Afinal, fazer tantos anos de faculdade e não atuar como arquiteto é algo muito frustrante e, infelizmente, muito comum para quem ainda está começando. Por isso, eu quero dar cinco ideias de atuação para ganhar dinheiro sendo arquiteto, sendo que considero a última delas a mais

Jakson

5 Formas de Ganhar Dinheiro sendo Engenheiro

Ganhar dinheiro sendo engenheiro é algo que todos os formados na área desejam, tendo a possibilidade de fazer o que gostam e ainda manter um bom salário no fim do mês. Mas não é tão simples conseguir fazer isso, afinal, o mercado está cada vez mais restrito e difícil de oferecer vagas que valham a pena.  Se você está em