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Marketing Digital

Como Começar uma Mentoria de Marketing Digital em 2021

Thiago Germano
Escrito por Thiago Germano
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Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital e, quem quiser sobreviver a ela, deve estar preparado para construir uma boa presença digital. Isso envolve aplicar estratégias de posicionamento nos mecanismos de buscas, publicidade programática, conteúdo, nutrição de leads e uma infinidade de outras mais.

Mas, como é impossível dominar todas essas estratégias, nada melhor do que poder contar com um mentoria de marketing digital. Um profissional capaz de ajudar as pessoas a superarem obstáculos e se tornarem empreendedores e empresários de sucesso nesse campo.

Se você quer ser a pessoa que vai fazer essa diferença em 2021, continue a leitura. Neste artigo, você vai entender por que a mentoria de marketing digital é um bom negócio e como dar os primeiros passos.

Por que marketing digital é uma boa ideia hoje em dia

homem apontando para um notebook

Se você parar para pensar por apenas alguns minutos, vai perceber que hoje, as pessoas passam cada vez mais tempo no celular e no computador.

No Brasil, são 9h diárias dedicadas à rede, seja no uso de aplicativos ou na navegação em sites, blogs e redes sociais. Do total de usuários, 99,2% acessam a internet prioritariamente pelo celular. Esse comportamento coloca o Brasil como segundo no ranking de maior tempo dedicado à web.

Tudo isso só tem se tornado possível com a ampliação do acesso à internet e o aumento do número de soluções oferecidas online. Ou seja, com uma simples busca, qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode encontrar informações, produtos e serviços com apenas alguns cliques.

E, se as pessoas passam cada vez mais tempo online, as empresas também seguem o mesmo caminho. Afinal, para atrair a atenção de potenciais consumidores, é preciso estar onde eles estão, não é?

Diante disso, o marketing digital é a estratégia que mais tem crescido nos últimos anos. Ele permite alcançar um número maior de pessoas, tem custos mais atrativos do que o marketing offline e é totalmente mensurável. Isto é, os resultados podem ser monitorados praticamente em tempo real.

Mas a verdade é que a maioria das pessoas e das empresas não estavam preparadas para esse boom do digital. E nesse mar de soluções, elas não sabem exatamente quais estratégias, táticas e operações adotar para desenvolver sua presença digital, construir sua reputação e captar clientes. O que traz inúmeras oportunidades para quem quer começar uma mentoria de marketing digital em 2021.

Que tipo de pessoa pode se tornar um excelente mentor de marketing digital

pessoa apontando para si mesma

O mercado de marketing digital é um dos que mais cresce atualmente. Conforme mais empresas se conscientizam da importância de ter uma estratégia digital, aumenta a demanda por pessoas especializadas nas mais diversas vertentes do marketing online.

Isso é fato. Porém, não significa que você seja a melhor pessoa para prestar uma mentoria de marketing digital em 2021.

Para ser um bom mentor de marketing digital, você precisa se identificar com a área, gostar de trabalhar longas horas em frente ao computador e estar constantemente buscando conhecimento sobre as inovações do mercado.

Quando se trata de SEO (Search Engine Optimization) e anúncios, por exemplo, é importante se manter a par das inovações. Só em 2018, o Google realizou mais de três mil atualizações de algoritmos. Percebe como ser um mentor nessa área demanda estudo constante?

Além de estar a par de tudo o que engloba o marketing digital, você também precisa aplicar aquilo o que sabe. Caso contrário, discurso e prática se tornam antagônicos e a sua credibilidade cai por terra.

Por exemplo: de nada adianta você orientar seus mentorados a criar estratégias de inbound marketing se você mesmo não aplica no seu dia a dia. Ou falar da importância de ter presença nas redes sociais quando as suas estão largadas às moscas.

Você deve, ainda, estar preparado para as mudanças desse mercado, que ocorrem muito rapidamente. Redes sociais surgem e desaparecem com bastante frequência, tecnologias são atualizadas a todo momento e novos recursos, como chatbots, são lançados para complementar outras estratégias.

Ser rápido o suficiente para incorporar tudo isso à sua mentoria de marketing digital é fundamental para manter as pessoas interessadas no seu negócio. Antes de seguir tendências, olhe para si mesmo, para suas habilidades e interesses, e veja se esse mercado é uma boa escolha para você.

Os tipos de negócios e profissionais que precisam de mentoria de marketing digital

pessoa com gesto de quem tenta ouvir melhor

Qualquer empresa ou profissional que queira se destacar na web precisa de mentoria de marketing digital. Mas, se você parar para pensar por alguns minutos, vai perceber que seria impossível oferecer mentoria para qualquer tipo de empresa.

Por exemplo: a estratégia de marketing digital de uma clínica médica é completamente diferente da usada em um e-commerce. Oferecer mentoria para um profissional liberal também pode ser completamente distinto de prestar esse serviço para uma multinacional.

Nesse sentido, você precisa focar em um segmento de mercado com o qual tenha mais afinidade ou esteja disposto a se aprofundar. Por isso, sugiro que você pense nesses 4 grupos:

1. Empresas ou profissionais que prestam serviços online

São negócios que têm foco no digital e por isso sequer pensam em estratégias de marketing offline. O intuito deles é escalar sua presença digital e atrair clientes nesse ambiente.

Aqui, você pode segmentar um pouco mais e decidir prestar mentoria de marketing digital para startups digitais ou empresas de SaaS (Software as a Service), por exemplo.

2. Empresas ou profissionais que prestam serviços offline

Neste grupo, estão as empresas e profissionais que ainda não migraram para o digital ou estão tentando fazer essa mudança sem muito sucesso. Você pode pensar em empresas de transporte, escritórios de advocacia ou médicos, por exemplo.

3. Empresas ou profissionais que vendem produtos online

O e-commerce é o principal representante deste grupo. O Brasil conta com quase 1 milhão de lojas online ativas, ou seja, um verdadeiro mar de oportunidades para você começar uma mentoria de marketing digital em 2021.

Mas também é preciso considerar as características de cada e-commerce, é claro. Você pretende oferecer mentoria para pequenas, médias ou grandes lojas? Com qual nicho de e-commerce você mais se identifica?

4. Empresas ou profissionais que vendem produtos offline

Pode parecer mentira, mas ainda existem milhares de empresas e profissionais vendendo produtos offline, sem qualquer estratégia digital. E, se você gosta de desafios, este pode ser um segmento bastante interessante para sua mentoria de marketing digital.

Optando por este grupo, você tem a chance de construir vários cases de sucesso, desde que seu programa de mentoria seja realmente bom.

Usando a internet como fonte de clientes para sua mentoria

jovem fazendo gestos explicativos

Se você está se propondo a ser um mentor de marketing digital, é óbvio que sua principal fonte de clientes será a internet. Caso contrário, seu discurso se torna incoerente com aquilo que você pretende ensinar às pessoas.

Portanto, é importante que você aplique aquilo que conhece de marketing digital para começar a construir sua presença online e captar seus primeiros clientes.

Mas, para que você não perca tempo — nem dinheiro — logo de início, separei algumas dicas:

Entenda seu público

Cada segmento de mercado tem suas particularidades e você deve levar isso em consideração na hora de escolher para qual público vender sua mentoria de marketing digital.

Algumas áreas, como a da saúde, têm limitações quanto ao que é possível fazer em termos de publicidade. Um médico não pode criar anúncios que falem abertamente “contrate meus serviços”, por exemplo. Existe todo um código de ética e diretrizes que devem ser seguidas.

Uma empresa de automóveis, por outro lado, pode desenvolver estratégias agressivas de marketing digital, usando todos os recursos disponíveis para captar clientes.

É por esse motivo que, antes de criar seu programa de mentoria, você precisa definir quem é seu público e que tipo de estratégia de marketing digital é mais indicada para esse segmento.

Saber onde essas pessoas estão, isto é, em quais sites, portais, redes sociais, navegam, vai te ajudar a desenvolver ações de prospecção de clientes mais eficazes.

Niche o seu negócio de mentoria de marketing digital

Identificar um segmento de mercado nem sempre é a etapa final da definição de um público-alvo. Se você optar por trabalhar com mentorias de marketing digital para e-commerce, por exemplo, precisa entender que tipo de e-commerce será seu cliente ideal.

Existem e-commerces de todos os tipos: os grandes, os médios e os pequenos; os de eletrônicos, de roupas e os livros. Nesse sentido, quanto mais você se especializar, mais condições de oferecer uma solução diferenciada para esses empreendimentos terá.

Além disso, seu trabalho em desenvolver e aprimorar seu programa de mentoria em marketing digital será menor, uma vez que você terá mais afinidade e conhecimento sobre o nicho escolhido.

Trace uma única estratégia de divulgação

Conhecendo o marketing digital, você certamente sabe das inúmeras maneiras de prospectar clientes online. Mas evite diluir seus esforços logo de cara. Defina uma única estratégia para começar a atrair os primeiros clientes, como anúncios patrocinados, por exemplo.

Depois de ter seu primeiro grupo de mentorados formado e satisfeito com as soluções que você trouxe, dê mais um passo e insira uma nova estratégia.

Quanto custa começar a sua mentoria de marketing digital

pessoa olhando para frente e pensando

Chegamos a uma das partes mais interessantes deste artigo. E o motivo é que, para começar uma mentoria de marketing digital em 2021, você precisa de muito pouco.

Tendo um bom acesso à internet, um computador ou notebook e um smartphone, você já pode começar a prospectar clientes sem sair de casa. O maior recurso que você terá que investir é tempo.

E quantas horas por dia você deve dedicar à sua mentoria? Quantas horas você quiser ou forem possíveis. Dá, inclusive, para você começar sua mentoria de marketing digital estando empregado. Basta tirar duas horas por dia para desenvolver seu negócio.

Mas é claro que, com o passar do tempo e o crescimento do seu empreendimento, alguns custos começarão a aparecer. Por exemplo: se você investir em anúncios pagos, terá um custo mensal. Se optar por inbound marketing, precisará investir também.

E, como ninguém pode fazer tudo sozinho, à medida que você for se dedicando mais e mais aos seus mentorados, precisará de alguém para assumir a prospecção de clientes, a parte financeira e administrativa, o marketing etc. Por isso é importante fazer um planejamento financeiro e reinvestir parte do lucro das mentorias em melhorias para o seu negócio.

Como você pode dar os primeiros passos

O primeiro passo para você começar uma mentoria de marketing digital em 2021 é refletir quais conhecimentos e habilidades você já tem e que podem ser úteis às outras pessoas no marketing digital.

Caso você ainda não tenha, precisa se perguntar quais habilidades e conhecimentos precisa adquirir para se tornar um mentor em marketing digital.

O segundo passo é oferecer sua mentoria a outras pessoas de graça ou por valores mais baixos do que o mercado costuma cobrar, a fim de conquistar reputação e alguns cases de sucesso. É claro que, se você é uma pessoa com muita experiência na área, não precisará passar por esta etapa. Afinal, já terá alguns cases de sucesso a compartilhar.

Em seguida, comece a conversar com outras pessoas. Acione sua rede de contatos, conte às pessoas que desenvolveu um programa de mentoria e que está iniciando um negócio na área.

Pouco a pouco as oportunidades surgirão e você poderá começar a entender melhor as necessidades de cada pessoa ou empresa no marketing digital, aprimorando seu programa de mentoria constantemente.

Quando ele estiver mais afinado com o mercado, você poderá começar a pensar em escalar a quantidade de mentorias por mês, usando a tecnologia ao seu favor.

Curioso para saber quais são os próximos passos? Inscreva- se na Hora do Mentor e confira dicas gratuitas e semanais sobre como começar seu negócio de mentoria de marketing digital em 2021!

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One Reply to “Como Começar uma Mentoria de Marketing Digital em 2021”

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