Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Mentoria

Mentoria Empresarial: Aproveite sua Experiência Profissional para Ajudar Empreendedores

Thiago Germano
Escrito por Thiago Germano
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Então você estudou e trabalhou por anos na mesma área. Desenvolveu competências e habilidades que poucos profissionais têm no mercado. Mas, mesmo assim, não se sente valorizado enquanto profissional.

Sua carreira estacionou, sua remuneração não avança além da inflação e seus sonhos mais preciosos estão pegando pó na prateleira.

Quer saber como sair dessa situação? Continue a leitura e saiba como usar sua experiência profissional para ajudar outros empreendedores com uma mentoria empresarial!

A oportunidade de ouro que muitos profissionais experientes não têm no radar

No mercado de trabalho tradicional, o rumo mais tomado pelas pessoas é a qualificação profissional por meio de cursos de graduação e pós-graduação e a busca por um emprego formal. Isto é, como contratado em uma empresa.

Dessa primeira contratação em diante, o profissional permanece se qualificando com o intuito de crescer na carreira e conquistar novos cargos — assim como uma melhor remuneração.

Mas são poucas as pessoas que atingem o sucesso profissional dessa forma. A maioria chega a cargos intermediários e salários medianos, estaciona na carreira e não sabe ao certo como dar um passo adiante.

Isso acontece por uma diversidade enorme de fatores. Um dos principais é a grande oferta de mão de obra qualificada no mercado, o que faz com que as empresas possam pagar salários mais baixos e ter pessoas sobrequalificadas em posições menos relevantes.

O segredo que muitos não conhecem é que é possível sair dessa situação e ser bem remunerado pelas competências e habilidades que você acumulou em todos esses anos.

Estou falando da mentoria, é claro. Então, se você passou anos no universo corporativo sem ter o reconhecimento merecido, chegou a hora de entender como aproveitar sua experiência profissional para começar sua mentoria empresarial.

Por que ser um mentor empresarial é o caminho mais curto para sua liberdade financeira e satisfação pessoal

Quando uma pessoa desenvolve uma boa expertise em determinada área, seja ela qual for, significa que tem bastante afinidade com ela. Assim, ler e aprender sobre o tema se torna algo natural, assim como explorar novas possibilidades.

Desse modo, aplicar todo esse conhecimento em uma mentoria empresarial exige menos esforço do que se você fosse aprender algo totalmente novo ou ainda tivesse que se aprofundar no segmento escolhido.

Podemos dizer, até, que você consegue fazer algumas atividades “no automático”, sem refletir muito sobre elas. E isso se torna um grande diferencial em um programa de mentoria.

Isso porque você consegue transmitir o conhecimento que tem de forma simples e prática, o que contribui para que os seus mentorados também aprendam mais facilmente.

Mas além da satisfação pessoal de estar ajudando outras pessoas a crescerem através do seu conhecimento e experiência, existe o lado financeiro da mentoria empresarial.

A vantagem desse tipo de mentoria é que as empresas têm maior capacidade de investimento na contratação de soluções. Nesse sentido, você pode ver seus ganhos aumentarem exponencialmente e gerar resultados em maior escala, já que poderá mentorar várias empresas ou empresários ao mesmo tempo.

Quem pode ser mentor empresarial

Para trabalhar com mentoria empresarial, a premissa básica é que você tenha tido uma boa experiência nessa área, é claro. E, mais especificamente, em um dos subnichos do segmento empresarial.

Estratégia empresarial, marketing, finanças, gestão de pessoas, contabilidade, logística e vendas, entre outras áreas, são excelentes subnichos para se trabalhar como mentor.

Também é importante ter em mente que você não executará nenhuma atividade. Afinal, seu papel será o de orientar empreendedores, gestores e diretores para que eles possam atingir seus objetivos.

Nesse sentido, você deve estar disposto a ensinar o que sabe aos seus mentorados, sempre com o objetivo de torná-los independentes na execução de suas atividades.

Exemplos de atuação

A mentoria empresarial está relacionada à parte estratégica da organização. Sendo assim, ela atua no desenvolvimento de competências e habilidades que os gestores precisam para alavancar resultados.

Na sequência, damos alguns exemplos de atuação que você pode seguir na mentoria empresarial, sempre de acordo com sua experiência de vida:

Na área de finanças

Se você tem um amplo conhecimento e prática na área de gestão de custos, análise de viabilidade financeira ou então na gestão tributária, por exemplo, pode se dar muito bem como mentor empresarial.

Muitos profissionais não tem a expertise necessária para compreender em detalhes esses segmentos tão específicos da gestão financeira e precisam de auxílio para gerar melhores resultados.

Na gestão de pessoas

A gestão de pessoas tem se destacado como a área mais estratégica das organizações, demandando pessoas altamente qualificadas para criar estratégias de atração e retenção de talentos.

Se você é especialista no desenvolvimento de lideranças, em políticas de diversidade e inclusão social ou qualidade de vida no trabalho, por exemplo, pode atuar com a mentoria empresarial auxiliando profissionais desse setor a se desenvolverem nessas áreas.

No marketing e vendas

Com a digitalização do marketing e das vendas, criou-se uma enorme oportunidade para mentores na área digital. Captação e qualificação de leads, conversão e relacionamento com o cliente são micronichos nos quais você pode atuar como mentor.

Também é possível desenvolver mentoria empresarial em marketing digital, já que este tem se tornado o principal canal de captação e relacionamento com potenciais clientes nos últimos anos.

No posicionamento de mercado

Uma das maiores dificuldades das empresas é definir um posicionamento de mercado que as leve a uma maior competitividade. Portanto, essa é uma das grandes oportunidades de mentoria empresarial para quem atua com branding.

Publicitários, marketeiros, relações públicas, entre outros profissionais, encontram nesse segmento uma excelente oportunidade de se destacarem e se tornarem mentores de sucesso.

Quanto um mentor empresarial pode faturar

Quando você começa seu programa de mentoria, dá início a um novo negócio. Por isso, a mentalidade de ganhar ou ser remunerado por um determinado serviço não cabe aqui.

A mentalidade que você tem que desenvolver é a de que você tem uma empresa de mentoria empresarial e que ela precisa faturar para se manter no mercado. E, como em toda empresa, seu faturamento depende de algumas variáveis.

A primeira delas é o segmento de mercado no qual você atua. Alguns segmentos, como o de alta tecnologia, por exemplo, investem milhões em soluções que possam poupar tempo e alavancar resultados. Já outros, como o de cosméticos naturais, ainda não têm esse poder aquisitivo.

Num segundo momento, é necessário avaliar o tamanho das empresas com as quais você vai trabalhar. Uma microempresa, por exemplo, não tem o mesmo poder de investimento que uma multinacional. Por isso, é importante determinar qual é seu público-alvo.

Finalmente, você precisa identificar qual é o problema que a sua mentoria empresarial resolve e quanto ele vale para cada organização. Quanto mais valor sua solução gerar para os seus clientes, maior será o seu faturamento.

Sabe aquela história de R$ 1 para bater o martelo e R$ 999 para saber onde martelar? É disso que eu estou falando.

Se a sua proposta de valor for ganhar uma porcentagem em cima dos lucros obtidos pela empresa mentorada após a sua mentoria, esses ganhos podem ser extraordinários. Já pensou ajudar uma multinacional a poupar 10 milhões de reais por mês com uma solução sua?

É por isso que não há limites quando se trata de faturar com uma mentoria empresarial. Tudo depende da sua capacidade de mirar no alvo certo e desenvolver uma solução única.

Como você pode começar sua mentoria empresarial

Até aqui, você aprendeu o que é uma mentoria empresarial, quem pode ser um mentor empresarial e algumas das vantagens de optar por esse caminho na sua carreira daqui em diante. Mas quais são os passos essenciais para que você trilhe um caminho de sucesso?

Olhe para você mesmo

O primeiro passo para começar seu negócio de mentoria empresarial é avaliar quais são suas habilidades e conhecimentos que seriam úteis para as empresas. Você pode, também, identificar uma área na qual gostaria de se especializar mais para se tornar um mentor.

É importante que seja algo que você goste, que tenha verdadeira paixão. Caso contrário, em pouco tempo você pode se frustrar com seu empreendimento.

Converse com seus potenciais clientes

Antes de começar qualquer programa de mentoria, é fundamental entender a necessidade do mercado. Isso porque nem sempre o que pensamos ser bom para as empresas é o que elas realmente precisam.

Então, acione sua rede de contatos e pergunte a empresários, gestores e demais profissionais quais são as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia. Depois, confronte esses problemas com a sua expertise, procurando encontrar um ponto de convergência entre eles.

Construa sua oferta de mentoria

Sabendo exatamente que tipo de solução você pode entregar em sua mentoria empresarial, é hora de desenvolver sua metodologia.

Primeiramente, defina como será o seu processo. Em segundo lugar, identifique em quanto tempo seus mentorados poderão colher os resultados. Em seguida, verifique se eerá necessário algum tipo de recurso adicional, como softwares ou algo similar.

No início, procure ser o mais simples possível. Até porque, com o tempo, você vai descobrir o que funciona e o que não funciona e fará ajustes no seu método. Assim, quanto menos esforço inicial até chegar à sua fórmula de sucesso, melhor.

Essas são as dicas que eu tinha hoje pra te dar sobre como aproveitar sua experiência profissional para ajudar empreendedores por meio de uma mentoria empresarial.

Mas, se você quer continuar se aprofundando no tema e acelerar seus resultados com seu programa de mentoria, acompanhe a Hora do Mentor. Todas as quartas-feiras, às 19h, dou dicas ao vivo para quem quer deixar de sonhar com liberdade financeira e concretizar seus objetivos de uma vez por todas!

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

One Reply to “Mentoria Empresarial: Aproveite sua Experiência Profissional para Ajudar Empreendedores”

O que é mentoria e como se dar bem nessa área - BMIND

[…] caso, também conhecido como mentoria empresarial, podemos fazer um paralelo com a mentoria financeira, só que com um escopo mais abrangente, que […]