5 Fundamentos para ser um Mentor de Sucesso [Mentoria Online e Presencial]

Ser um mentor de sucesso é algo que muita gente deseja, e essa talvez seja a sua meta nesse exato momento. Pensando nisso decidi escrever este artigo, e quero que preste muita atenção em cada um desses fundamentos.

Aplicar isso me ajudou a criar um negócio de mentoria do zero e torná-lo altamente lucrativo. E também eu percebi ao longo dos anos que os meus clientes de maior sucesso tinham isso em comum. Então são fundamentos que você precisa ter muito sólidos no seu negócio de mentoria também, beleza?

Esse conteúdo serve pra você quer sair do zero e começar a faturar com mentorias, e também serve pra você que já está no mercado mas quer ter certeza de que está aproveitando ao máximo o seu potencial! Então vamos nessa!


1. Resolva um problema com maestria

A primeira coisa que você precisa ter em mente quando pensa em oferecer mentorias é que a mentoria é um meio para atingir um resultado. Ou seja, as pessoas não investem em mentorias porque gostam de mentorias, elas investem em mentorias para resolver problemas que incomodam ou para alcançar resultados que desejam muito alcançar.


Então se você quer ser um mentor de sucesso você precisa focar em resolver um problema do seu público com maestria. Note que todo desejo que ainda não foi realizado tem um problema ligado a ele.


Por exemplo, se a pessoa deseja emagrecer, ela tem algum ou alguns problemas que a impedem de perder peso, e por isso ela pode contar com a ajuda de um mentor para vencer esses obstáculos e chegar no seu objetivo.
Mas você precisa prestar muita atenção agora:

Não cometa o erro de tentar ser um canivete suíço!

O canivete suíço contém diversas pequenas ferramentas, mas nenhuma delas funciona muito bem. Ele acabou virando um item de coleção, de presente. Mas ninguém pensa em comprar um canivete para usar como ferramenta efetivamente.

Se você for visto como um mentor canivete suíço, aquele que faz um pouco de tudo mas não faz nada direito, você terá problemas, pois ninguém vai confiar seus maiores problemas e desejos sem sentir confiança de que essa é a melhor escolha possível.

2. Crie Estruturas Replicáveis

Para ser um mentor de sucesso você precisa ter clientes de sucesso. Chamamos de Cases de Sucesso. E para termos cases de sucesso precisamos que nossos clientes compreendam os ensinamentos e consigam aplicar na prática.


Aqui está uma grande armadilha: Muitas pessoas pensam que ser mentor envolve saber muito e cada vez mais
sobre um tema.

Veja bem, aprofundar-se na sua especialidade é algo bom, mas para ter sucesso de verdade como mentor você precisa aprofundar-se em conseguir repassar seu conhecimento.

Não se esqueça que os seus mentorados estarão sempre alguns passos atrás de você na sua especialidade.

Então você precisa criar estruturas replicáveis. Ou seja, você precisa se dedicar a transformar seu conhecimento, vivência e
experiência em uma estrutura que seja facilmente absorvida e reproduzida pelos seus clientes.
Essa é uma das maiores atribuições do trabalho de mentoria!

3. Una teoria e prática

Mentoria é diferente de curso. É diferente de aula, graduações e coisas do tipo… Mentoria precisa ser muito prática! Mão na massa!

Você pode e deve trazer o embasamento teórico e conteúdos que ajudem a nivelar os seus clientes e que os ajudem a ganhar confiança. Mas entenda que a essência da mentoria é a execução.

Você precisa trazer tarefas práticas e incentivar seus mentorados a agir. Muito do trabalho do mentor envolve empoderar o seu cliente para que ele evolua e se sinta apto a entrar em ação e colher os resultados.

Se você algum dia investir em uma mentoria e sentir que é parecido com um curso, saiba que foi enganado!

4. Vença a si mesmo

Parece até aquelas frases motivacionais baratas, mas eu preciso falar. Para ser um mentor de sucesso você precisa vencer a si mesmo.
Você será o seu maior obstáculo na jornada.

A zona de conforto é um lugar quentinho e gostoso que pode sabotar seus planos de ser mentor e mudar a vida de muitas pessoas.
Eu conheço muita gente que tem um potencial enorme para ser mentor e compartilhar seus ensinamentos e experiências mas que simplesmente não avanço porque se sente confortável aonde está.

Tem também aquelas pessoas que vão se sentir desconfortáveis quando começarem a assumir o papel de mentor, e vão recuar. Entenda que para chegar aonde você quer não adianta fazer as mesmas coisas e ter o mesmo estilo de vida que você tem hoje. Você vai precisar se reinventar, não tem jeito.

Saiba que muitas vezes vão ter pensamentos sabotadores na sua cabeça, talvez algumas vozes dizendo que você não é bom o bastante e que não pode ser mentor.

Você precisa calar essas vozes e seguir em frente fazendo o trabalho. Pouco a pouco você se tornará mais forte se não desistir.

5. Faça um marketing tão bom quanto a solução que entrega

E finalmente, quinto fundamento para ter sucesso como mentor, é fazer um marketing tão bom quanto a solução que você entrega.
É muito comum no mundo do desenvolvimento pessoal que a gente encontre excelentes profissionais, com uma entrega nota 9 ou 10, mas com um marketing nota 2.

Esse é um grande problema, pois o mentor acaba tendo menos clientes do que poderia ou cobrando preços abaixo do que gostaria.
Mas o pior mesmo é que quando você não se dedica a fazer um marketing nota 10 quem sofre são as pessoas que precisam de você e nem sequer vão ter a chance de saber que poderiam contar com sua ajuda.

É dever do mentor fazer sua mensagem chegar até as pessoas certas e conscientiza-las sobre a solução. Não caia na armadilha de terceirizar essa responsabilidade. Ninguém vai conhecer melhor seu público e sua solução do que você mentor.
Mesmo que você decida contratar pessoas e empresas você precisa estar a frente do projeto.

Como mentor você é uma marca, e a responsabilidade é sua de prezar pela sua imagem e fazer com que a mensagem esteja alinhada com o público.

Aproveite e leia outros artigos que escrevi sobre mentoria, abaixo seguem algumas sugestões 😉

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Thiago Germano

Thiago Germano

4.3 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Explore

Inscreva-se e receba conteúdos inéditos
Inscreva-se e receba conteúdos inéditos

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos? Inscreva-se!

Recomendados

0
Would love your thoughts, please comment.x