Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios

8 livros para quem quer empreender

Ed Trevisan
Escrito por Ed Trevisan
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Conhecimento é poder. E você vai precisar muito disso para empreender e ser capaz de liderar seu negócio rumo ao sucesso. 

Não importa o nível de experiência de um empreendedor. Esteja ele abrindo as portas, já tenha um negócio ou se está ainda na fase do projeto, há muitos benefícios em ver quais são os conselhos que alguém experiente tem a compartilhar, por ter trilhado um caminho semelhante. 

É exatamente neste ponto onde a leitura dos melhores livros para quem quer empreender pode e deve entrar na sua vida. 

Todo mundo precisa de um pouco de motivação para seguir em frente com seus sonhos, principalmente quando o assunto é ter um negócio próprio. A leitura também é uma grande aliada de quem quer superar o medo de empreender, que tanto limita a muitas pessoas. 

Qualquer que seja sua necessidade de conhecimento, parar um pouco, pegar um bom livro sobre empreendimento e mergulhar na realidade de quem já passou pelo que você está passando vai ajudar você a encontrar respostas, conselhos úteis, novos pontos de vista e saídas para problemas.

Por que ler, afinal?

Em um mundo altamente conectado, no qual basta digitar um termo no Google e encontrar milhões de possíveis respostas, por que optar pela leitura?

Ler transforma sua vida. Ninguém nasce sabendo, e empreender é como qualquer outra ciência: quanto mais estuda, melhor você fica em alguma coisa. 

E quando o assunto é empreendedorismo, você deve conhecer mais sobre o que deu errado, o que funcionou, e até sobre o que ainda nem existe.

Nesse sentido, ler mais vai ajudar você a se decidir melhor. E as decisões são a coisa mais importante na jornada de um empreendedor. 

Dito isso, que tal conferir nossa lista dos melhores livros para quem quer empreender? Papel e caneta na mão? Siga a leitura e confira nossas sugestões!

#01 O mito do Empreendedor (The E-Myth, Michael E. Gerber)

Centrado em questões que estão intrinsecamente relacionadas com a mentalidade dos donos de um empreendimento, O Mito do Empreendedor é um best seller de Michael E. Gerber e leitura obrigatória. 

No livro, o autor descreve quais são as habilidades que um dono de negócio deve cultivar para que seu empreendimento tenha mais chances de atingir o sucesso. Melhor ainda: o autor dá dicas de como você vai lidar com cada questão a desenvolver. 

Gerber também mergulha no universo do empreendimento, organizando sua abordagem por etapas do negócio. Assim, em função da maturidade da sua empresa, você vai aprender quais são as ações mais importantes em cada uma delas. 

É, sem dúvida, um dos melhores livros para se ter uma visão global de negócios. Em o Mito do Empreendedor, você vai aprender que o trabalho é muito importante, mas que ter conhecimentos úteis é mais.

#02 Pense e Enriqueça (Think and Grow Rich, Napoleon Hill)

Pense e Enriqueça é um livro importante para quem quer ter uma vida financeira eficiente e desenvolver projetos de vida. 

Uma das frases mais famosas do livro é ‘O desejo amparado na fé não conhece a palavra impossível’. Hill ensina proprietários de negócios e futuros empreendedores a olhar para dentro de si mesmos e mudarem suas mentalidades. 

Uma das maiores lições do livro é aprender como definir uma meta e atingi-la. Uma questão mais do que fundamental para todos os que têm uma ideia de empreendimento, mas não sabem como estruturar os passos para torná-la realidade. 

No volume, Hill versa sobre os 13 passos fundamentais para que uma pessoa possa atingir a riqueza. O autor também compartilha várias histórias de empreendedores que tinham um sonho e correram atrás de realizá-lo. 

O trabalho de Hill se baseou em mais de 20 anos de pesquisas, das pessoas mais ricas dos Estados Unidos, e revela o que fez com que eles chegassem a acumular tanto capital, ao encontrar pontos em comum entre todas elas. Ou seja, há uma fórmula para o sucesso e ela pode ser seguida por qualquer um.

#03 The Bill Gates Way (O Estilo de Gerir de Bill Gates, Des Dearlove)

Quando for montar sua coleção de livros para quem quer empreender, você não pode deixar de fora um dos maiores empreendedores dos últimos 50 anos. 

Em O Estilo de Gerir de Bill Gates, você vai ter uma aula de como conduzir sua liderança para atingir o sucesso com seu empreendimento. E mesmo que seu negócio não tenha a ver com tecnologia, as dicas de Bill Gates podem ser aplicadas nos mais diversos ramos e atividades. 

Se você quer acreditar que existem oportunidades para qualquer pessoa, e que, ao levar elas a sério, excelentes coisas podem acontecer, confira os conselhos incluídos neste livro. 

Questões como estar no lugar certo e na hora certa, aprender a sobreviver, assumir uma posição visionária, não esperar agradecimentos de ninguém ou mesmo nunca, jamais, perder a bola de vista, são tópicos que você vai encontrar na obra. 

#04 Steve Jobs (Walter Isaacson)

O responsável pelo surgimento da gigante Apple e um dos maiores empreendedores de todos os tempos, Steve Jobs tem sua vida retratada no livro homônimo.

Uma empresa de culto, que transformou completamente a relação entre nós e a tecnologia, não poderia ter saído de uma mente comum. Ao longo de 2 anos, Walter Isaacson acompanhou a Jobs, assim como entrevistou pessoas próximas a ele para escrever este best seller. 

Não espere por conselhos práticos, tópicos relacionando as etapas para ficar rico ou como gerenciar uma equipe com sucesso. A biografia de Jobs tem muito mais a ver com entender como um ser humano pode chegar a acreditar tanto em si que isso o levou exatamente ao lugar que imaginou.

De fato, Jobs foi muito mais longe. Por outro lado, o livro também mostra os conflitos que podem existir entre o gênio inventivo e o relacionamento com colaboradores e familiares ou com a gestão de sua vida pessoal. Questões não menos importantes e que você deveria aprender a lidar. 

#06 O sonho brasileiro: como Rolim Adolfo Amaro criou a TAM e sua filosofia de negócios (Thales Guaracy)

Neste livro, você vai conhecer a história do brasileiro Rolim Adolfo Amaro, nascido no interior de São Paulo, e como este visionário, que era motorista de trator de caminhão, chegou a se tornar o dono de uma empresa de viações aéreas com nada menos do que 90 aeronaves. 

Passo a passo, Rolim trilhou seu caminho em direção à criação de um império. No livro, você vai encontrar os acontecimentos mais importantes de sua vida e conhecer as etapas prévias à fundação da TAM, quando fundava uma companhia de táxi aéreo. 

Em meio a monopólios estatais, um de nossos maiores empreendedores abriu uma companhia que colocava o cliente no centro das atenções, em um momento de domínio de estatais. Com isso, há uma mudança de paradigma que se espalha como um movimento no Brasil. 

Com uma filosofia de negócios bastante particular e inovadora, este livro tem muito a ensinar para quem gosta de ver pessoas que saíram do nada e conquistaram todo um nicho de mercado. 

#07 StartUp (Chris Guillebeu) 

Voltando para edições com uma abordagem mais prática, não deixe de incluir StatUp na sua lista de livros para quem quer empreender. 

Uma leitura leve, descontraída e repleta de informações e conhecimentos mais do que úteis para quem quer entrar no mundo dos negócios e ser seu próprio chefe. 

É um dos primeiros livros que você pode incluir nos seus estudos, e ele mostra como é possível empreender com pouco dinheiro e que a liberdade não é algo que você só vai conquistar daqui há anos, e sim pode ter acesso a ela a partir de hoje mesmo. 

É como se tudo o que alguém poderia pensar que são segredos do mundo dos negócios estivesse desmistificado em um só volume, e transmitido de forma natural e que gera total empatia dos leitores. 

Guillebeu mostra que, para ganhar dinheiro, você só precisa criar algo e vender, não trabalhar para alguém e passar a sua vida dedicando tempo e esforços ao projeto de terceiros. 

#08 Avalie o que Importa (John Doer)

Um dos livros para quem quer empreender mais importantes da atualidade é Avalie o que Importa, de John Doer. Nele, o autor vai apresentar alguns conceitos que estão ganhando muito espaço, os OKR. 

A sigla é a junção de “Objetivos e Resultados-Chave (Objectives and Key Results)”, um tipo de sistema que define e rastreia objetivos para avaliar se o empreendimento está realmente no caminho do sucesso. 

Os OKR são usados por empresas como a Google, só para dar uma ideia da relevância dessa metodologia. 

Avalie o Que Importa é um livro bastante técnico, mas que oferece ferramentas que você vai poder empregar na sua jornada empreendedora. 

Ele traz tópicos como quais são os modelos de gestão mais aplicados atualmente, além de quais são os superpoderes dos OKR. Cita também como estes indicadores se relacionam com inovação e até questões de gestão de equipes remotas.

O livro é um mergulho nos valores que movem algumas das empresas mais conhecidas do mundo. 

Um manual para entender como uma metodologia pode ajudar a prever caminhos e propostas destinadas a falhas.

Fechando a conversa

Esses são os livros para quem quer empreender que acreditamos que podem ajudar em seu caminho. Vale a pena dedicar tempo tanto aos biográficos como aos que têm mais caráter de orientações e formas de lidar com a criação dos negócios em si. 

Esperamos realmente que eles ajudem você a seguir em frente em seu sonho de empreender. 

Aqui, na BMind, acreditamos que o conhecimento é a base de qualquer negócio de sucesso. Portanto, se você quer viver do seu conhecimento, não deixe de assistir ao programa Hora do Mentor!

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.