Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios

5 dicas para gerenciar sua mentoria

Mari Almeida
Escrito por Mari Almeida
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Um conselheiro ou mentor, orienta os seus mentorados, compartilhando experiências, habilidades e conhecimentos valiosos em uma sessão de mentoria. Também é possível construir um programa de mentoria no local de trabalho, para orientar os funcionários a progredirem em suas carreiras, além de criar uma cultura corporativa. 

O programa de mentoria pode ser implementado em diferentes segmentos, atualmente vemos muitas mentorias no marketing digital, mas este modelo de consultoria pode se estender para diferentes segmentos.

Utilizando um sistema de agendamento online é possível organizar todos os seus horários disponíveis e os seus clientes vão escolhendo o horário que acharem melhor. 

Isso é excelente para quem tem muitos clientes e precisa gerenciar a sua mentoria sem que afete a sua produtividade.

Neste artigo iremos mostrar algumas dicas que irão lhe ajudar a gerenciar a sua mentoria da melhor forma, sem que afete a sua vida profissional ou pessoal.

O que é um programa de mentoria?

A mentoria pode ser definida como uma pessoa ajudando outra pessoa a alcançar algo que não conseguiria alcançar sozinha. No mundo corporativo, a mentoria pode ser vista como uma consultoria, algo muito comum neste meio. 

A vantagem de ingressar em um programa de mentoria profissional é que ele será focado em resolver os seus problemas, então você terá um profissional experiente, determinado em encontrar uma solução.

Os programas de mentoria também podem acontecer em grupo, porém independente da experiência do mentor, saber gerenciar um programa de mentoria é fundamental para manter a renovação anual dos seus mentorados.

Abaixo temos 5 dicas para você gerenciar a sua mentoria da melhor forma e conseguir de fato transformar a vida dos seus mentorados.

Como começar um programa de mentoria?

Começar um programa de mentoria exige que você alinhe as expectativas e defina todas as diretrizes de forma claras, pois isso aumentará a satisfação geral ao final do programa de mentoria. Estas cinco etapas principais lhe ajudarão a começar. São elas:

  1. Defina o objetivo do programa.
  2. Escreva um breve esboço de como será o seu processo de mentoria 
  3. Crie um processo seletivo para segmentar os participantes
  4. Analise o perfil dos mentores e dos mentorados, para saber quais terão mais sinergia
  5. Acompanhe o progresso dos mentorados

1.Defina o objetivo do programa

Um mentor normalmente projeta programas de mentoria para ajudar a melhorar o seu desempenho profissional. Uma maneira de conseguir isso é planejando um programa de mentoria que identifique os seus pontos fracos e encontre soluções para eliminá-los.

O objetivo do programa de mentoria pode ser para ajudar o mentorado a escalar o seu negócio, começar um novo empreendimento ou ensinar qualquer outra habilidade que o mentor domine. 

É importante escolher objetivos claros, mensuráveis e alcançáveis. Esses objetivos podem ajudar os líderes a compreender o valor do programa de mentoria e dar aos seus mentores metas claras para trabalhar.

2.Escreva um breve esboço de como será o seu processo de mentoria 

Muitos tipos de programas de mentoria incluem uma análise formal do currículo, além de resultados já alcançados pelos futuros mentorados.

É recomendado criar um gráfico do processo de evolução dos mentorados, desde a inscrição no programa até conclusão dos objetivos por meio de uma avaliação que o ajudará a determinar o quão benéfica a orientação foi para os envolvidos. 

Crie uma avaliação para o programa de mentoria. As informações desta entrevista ou pesquisa lhe ajudarão a melhorar os programas futuros, para que o seu produto melhore a cada nova turma que você assessora.

3. Crie um processo seletivo para segmentar os participantes

Depois que você definir quais serão os objetivos do seu programa de mentoria, é preciso criar um formulário de inscrição para avaliar quais candidatos terão um melhor aproveitamento do seu programa de mentoria.

Reúna detalhes úteis sobre seus participantes, como suas experiências profissionais, conjuntos de habilidades essenciais, pontos fortes e fracos. Se você está oferecendo uma mentoria que irá ensinar como escalar uma empresa digital, é necessário que os candidatos já tenham uma empresa estruturada e um bom produto no mercado.

Então crie formulários para filtrar mentorados que tenham este perfil, além destes resultados é importante avaliar o perfil comportamental de cada um, afinal, você quer apenas os mentorados que de fato irão executar as suas instruções.

Aliás, você pode conferir o nosso artigo sobre como identificar qual é o público-alvo da sua mentoria, para esclarecer todas as suas dúvidas.

4. Analise o perfil dos mentores e dos mentorados, para saber quais terão mais sinergia

Se você tiver outros mentores dentro do seu programa de mentoria, é interessante analisar o perfil comportamental de cada um, assim você poderá tirar o maior proveito de todos os participantes.

Se dentro do seu programa de mentoria há, por exemplo, uma sessão para instruir os seus mentorados sobre fluxo de caixa e você convide uma pessoa mais experiente que você para ministrar esta etapa, é importante que ela consiga passar às informações de forma didática.

Por isso analise o perfil de todos que irão participar do seu programa de mentoria, pois assim você garantirá que os seus mentorados consigam aumentar os seus resultados.

5. Acompanhe o progresso dos mentorados

A melhor divulgação do seu programa de mentoria, certamente é o resultado dos seus mentorados, pois além de realizarem o marketing boca a boca, eles irão servir como prova social para os novos mentorados que irão surgir.

Por isso é importante acompanhar de perto o resultado dos seus mentores durante a realização do programa, obviamente é importante ter um “pós-venda” já que este tipo de programa requer um tempo de execução e outro para colher os resultados.

Defina horários na semana para poder se reunir com seus mentorados para avaliar o progresso e esclarecer dúvidas, isso além de melhorar os resultados deles, irão aumentar a percepção de valor sob a sua mentoria, aumentando a recorrência e a retenção da sua base de clientes.

Lembre-se que é possível realizar a mentoria online, assim é possível o mentor ter uma participação maior no dia a dia dos mentorados.

Conclusão

Como podemos ver, gerenciar a sua mentoria não é uma tarefa fácil, pois requer muita organização e experiência.

Obviamente você pode montar uma equipe para lhe apoiar durante o processo, desde a pré-seleção até o acompanhamento após o término do programa. Pessoas que irão realizar os agendamentos, avaliar os formulários, coletar dados, etc, tudo isso para que você foque nos problemas dos seus mentorados.

Agora que você já sabe como gerenciar a sua mentoria, é preciso aprender como prospectar novos mentorados, então continue a leitura em nosso artigo sobre “Como ser mentor e ter clientes todos os dias

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.