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Marketing Digital

Como desenvolver uma estratégia de marketing digital para mentoria

Nat Souza
Escrito por Nat Souza
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Se você já tem um programa de mentoria planejado ou rodando, precisa investir em ações de captação de clientes, certo? E, no mundo atual, a melhor forma de fazer isso é apostar em estratégias de marketing digital. 

Se os mentorados não aparecem direto na sua porta sem você fazer nada, quero aproveitar para mostrar alguns números que vão convencer você de que o marketing digital é o melhor amigo dos mentores.

Pra começo de conversa, sabia que nada menos do que 93% das interações online começam com buscas em motores como o Google? 

Ou seja, se alguém procura um mentor, vai usar palavras-chave que podem levá-lo diretamente à sua página. 

Outro dado interessante: 26,4% das decisões de compra são influenciadas por conteúdos gerados no Facebook pelos usuários. No Instagram, a média é de 17,4% e, no Youtube, de 16,8%.

Nesta categoria, entram, por exemplo, os comentários que alguém faz em uma postagem sobre seu programa de mentoria, ou abaixo do seu último vídeo no Youtube. 

Poderia seguir por muito mais tempo compartilhando dados e fatos que comprovam que desenvolver uma estratégia de marketing digital para sua mentoria é a melhor forma de captar novos mentorados. 

Mas, melhor do que te convencer, é mostrar como fazer isso, certo? E como há vários tipos de estratégias, vou comentar as mais importantes. Siga com a leitura!

#01 SEO (Search Engine Optimization)

Não se assuste com o nome. O SEO é tão antigo como os primeiros motores de buscas e uma das melhores formas de fazer com que sua página seja encontrada na internet. 

Lembra que falei de palavras-chave antes? Pois bem, quando alguém quer encontrar alguma coisa online, usa termos que representem isso. Então, se uma pessoa tem interesse em uma “mentoria de negócios”, provavelmente vai usar essas duas palavras.

O que você tem que fazer é um levantamento destes termos e criar conteúdos na sua página que usem essas palavras ou sinônimos. Assim, os buscadores começam a relacionar sua página com as buscas dos usuários e coloca os dois em contato.

#02 SEM (Search Engine Marketing)

Os internautas podem encontrar você de forma orgânica, ou seja, quando os buscadores colocam sua página no topo dos resultados de forma natural. Ou você pode dar uma mãozinha para sua visibilidade pagando por isso. 

O SEM faz referência às campanhas de anúncios pagos. 

Ou seja, com um investimento que pode ser maior ou menor (você pode começar a fazer SEM com muito pouco), os buscadores colocam sua página no topo dos resultados. 

Isso tem a capacidade de aumentar imediatamente a sua presença. Não é permanente, já que, quando acaba o orçamento definido, você para de ser mostrado. Mas é ideal para ganhar espaço enquanto seu SEO não ganha volume. 

#03 Blogging

Sua estratégia de marketing digital não estaria completa sem você começar a publicar em um blog

O mais comum é incluir o blog como um dos botões do seu site (junto a “contatos”, “serviços” e outras abas). 

O que você vai publicar no blog? Todos os assuntos que estejam relacionados às dores, desejos, ânsias e vontades do seu público-alvo. 

Pode até dar uma olhada nos outros posts aqui no blog da Bmind. Você vai perceber que, no seu blog, a ideia não é falar sobre seus serviços diretamente, mas sim agregar valor com conteúdos que ajudem os usuários. 

Blog posts são perfeitos para mostrar para o mundo que você realmente sabe do que está falando. E cada post pode ser enviado em campanhas de mailing (falaremos disso já já), compartilhados nas redes sociais, etc. 

Também são ótimos instrumentos para potencializar o SEO da sua página. 

#04 Mailing

Para 52% dos negócios, o e-mail é o principal canal de comunicação com os usuários e público-alvo. 

De fato, o mailing faz maravilhas por qualquer estratégia de marketing digital. É um dos melhores canais para aproveitar todos os contatos que você foi conquistando com o passar do tempo. 

Por email, você pode comunicar as últimas novidades da sua mentoria, pode criar fluxos de nutrição (sequências de mensagens com assuntos de interesse do usuário) para convencer os indecisos, divulgar seu último e-book, responder dúvidas, etc.

Números são mais convincentes do que palavras, e os do e-mail praticamente gritam: 

  • 64% dos pequenos negócios usam emails para atingir o público;
  • Quem segmenta suas campanhas de e-mail registram 760% de aumento da receita;
  • 4 de cada 5 marketeiros preferem ficar sem redes sociais do que sem e-mail.

Hoje em dia, você pode até usar um CRM (Customer Relationship Management), que são plataformas que automatizam o envio de acordo com o comportamento das pessoas.

#05 Redes sociais

Até citei uma estatística de que os profissionais de marketing preferem ficar sem redes do que perder seu canal de e-mail. 

Mas, felizmente, você não precisa escolher entre um e o outro! Aliás, você tem que aproveitar tudo que ambos têm.

E as redes sociais estão no coração da visibilidade de sua mentoria. Qualquer estratégia de marketing digital precisa considerar as redes onde seu público-alvo está mais presente e estar sempre no feed das pessoas. 

Se você ainda não tem muitos usuários, pode começar a impulsionar postagens, que é parecido com o que falamos do SEM. Ou seja, colocando até mesmo pequenas quantias de dinheiro no Facebook Business, por exemplo, você pode chegar a muitas, muitas mais pessoas. 

Em redes como Facebook, Instagram, Twitter, Tik Tok e LinkedIn, seu objetivo é gerar engajamento dos usuários com sua mentoria. 

As plataformas sociais são a melhor forma de ficar mais perto do público e fidelizar quem você quer no seu programa de mentoria. 

Parece muita coisa, mas você vai dar um passo de cada vez, e quando perceber, já terá uma estratégia de marketing digital funcionando e trazendo novos mentorados para sua mentoria. 

Você pode viver de seu conhecimento, impactar muitas vidas e ainda ganhar muito dinheiro com isso! 

Para tanto, tem que aprender a transformar sua história de vida em uma mentoria impactante. Aqui, na Bmind, somos especialistas em fazer isso. Entre em contato conosco e vamos contar mais para você!

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