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Mentoria

Como ser mentor e ter clientes todos os dias

Thiago Germano
Escrito por Thiago Germano
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Assumir a posição de mentor é empreender tendo o conhecimento como produto. E isso vai exigir que você tenha uma visão empreendedora, sabendo trabalhar todos os aspectos do seu negócio de mentoria para poder impactar mais pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, mentoria não é uma profissão, mas sim um modelo de negócio.

A mentoria propriamente dita é apenas um dos pilares do seu negócio, que corresponde à entrega do serviço.

Mas para que a entrega ocorra bem, e todo o processo seja bem-sucedido, você vai precisar dominar outros 5 pilares:

  • fundamentos;
  • mentalidade;
  • marketing;
  • vendas;
  • gestão.

Então, se você quer ser um mentor e sempre ter clientes, continue lendo para entender mais sobre cada um dos 6 pilares que você precisa dominar!

Fundamentos

Todo negócio deve ter fundamentos sólidos para poder prosperar.

Assim como na construção de um edifício, devemos começar pela base/fundação, caso contrário o prédio tende a desabar!

Sendo assim, os fundamentos de um negócio de mentoria envolvem:

  • Seu propósito – A razão de existir do seu negócio. O real motivo que te levou a criar um negócio de mentoria.
  • A sua história – Os altos e baixos da sua vida e/ou carreira que te trouxeram até aqui e o fizeram ganhar experiência valiosa para repassar.
  • Nicho de mercado – O recorte do mercado que você vai buscar atender com sua mentoria.
  • Subnicho – Um recorte ainda menor dentro do nicho que permite que você tenha uma comunicação mais ajustada e atraente.
  • Análise de concorrência – Um entendimento geral sobre quais outras soluções são oferecidas para o mesmo público que você quer atender.
  • Cliente dos Sonhos – Uma representação do tipo de cliente ideal e todas as características que o tornam mais fácil de atrair e de atender com sua mentoria.
  • Mensagem – A comunicação que será usada para mostrar que você tem a solução perfeita para seu cliente dos sonhos e que o seu método representa uma nova oportunidade, diferente de todas as outras soluções do mercado.
  • Propostas de Mentoria – A forma de empacotar aquilo que será oferecido para seu cliente de forma atraente e desejável.

Mentalidade

Talvez esta seja a parte mais importante e mais subestimada pelos novos empreendedores.

Afinal, de nada adianta dominar técnicas de marketing, vendas e entrega de serviços se a sua mente não estiver afiada.

Ao criar um negócio devemos ter consciência que teremos que lidar com obstáculos diariamente, e que precisamos pensar de maneira diferente para alcançarmos resultados diferentes daqueles que temos hoje.

Pode parecer mais simples falar do que fazer, mas na prática, vejo pessoas procrastinando, inventando desculpas, mudando de direção a todo momento, fugindo de problemas, deixando de mostrar seu trabalho para o mundo por vergonha ou medo e colocando a culpa por seus fracassos em terceiros.

E o que eu observo, é que as pessoas não têm problemas com seus negócios, elas têm problemas pessoais que refletem em seus negócios.

Então, eu te digo: ser mentor vai exigir comprometimento, resiliência, consistência e melhoria contínua.

Muitas pessoas travam assim que ouvem algum não ou fracassam numa tentativa de oferecer suas mentorias. Não estão dispostas a passar pelo processo de errar e corrigir.

Outras simplesmente congelam e nem sequer se permitem começar.

A sua mente é seu maior aliado ou seu pior inimigo.

Marketing

Saber atrair os clientes certos e criar um relacionamento com eles é a chave do marketing para mentorias.

Mas num mundo cheio de distrações, você precisará saber chamar a atenção das pessoas, caso contrário será simplesmente ignorado!

Assim que você tiver a atenção dos prospects precisa saber entregar valor de forma inteligente, mostrando que você pode ajudá-los e que o seu método é a solução definitiva para que eles alcancem o que mais desejam.

Muitas pessoas tropeçam aqui, pois tentam seguir fórmulas prontas sem fazer esse trabalho de pensar no que deve ser comunicado exatamente.

Muitas vezes o marketing não leva as pessoas a tomarem uma ação clara e específica, e dessa forma acaba não gerando os resultados esperados.

É fundamental que você saiba conversar com seus clientes num nível que abra a suas mentes e os prepare para entender que a sua mentoria é a chave para eles alcançarem o que mais desejam.

Sem isso os seus esforços serão em vão.

Vejo muitas pessoas pensando que o marketing resume-se a fazer postagens em redes sociais ou então enviar algumas mensagens por e-mail ou whatsapp.

Cuidado, essa é a razão número 1 pela qual a maioria não consegue ter bons resultados como mentor!

Você precisará de táticas robustas para chamar as pessoas, se relacionar de forma inteligente e prepará-las para receber suas propostas.

Vendas

O pilar de vendas em um negócio de mentoria tem a função de matar as últimas objeções e “corrigir” falhas no processo de marketing.

Afinal, por melhor que seja a tática e a execução, sempre haverá pessoas que ficarão em dúvida no momento de decidir entre fazer parte da sua mentoria ou não.

Por isso, o processo de vendas deve ser leve e funcionar com base em algumas premissas!

Você não deve fazer o papel de vendedor chato, que fica tentando empurrar algo para a pessoa.

Pelo contrário, você vai trabalhar quase que como um médico, fazendo um bom diagnóstico e mostrando qual a melhor solução (tratamento).

Assim, você ganha a confiança da pessoa e pode quebrar falsas crenças e objeções que a impedem de entrar na sua mentoria com maior naturalidade.

Lembre-se que como mentor, você tem a obrigação moral de fazer esse papel com maestria, pois seu trabalho impacta a vida das pessoas e sem sua ajuda elas não terão a transformação que precisam.

Entrega da Mentoria

Mentor é aquele que transforma conhecimento e experiência em estruturas para que outras pessoas consigam replicar e ter resultados.

Basicamente o mentor é alguém que tem um método para atingir um determinado resultado e mostra os caminhos.

Mostra atalhos, faz com que seus mentorados cometam menos erros e alcancem o que desejam de forma mais rápida, mais barata, mais fácil ou tudo isso junto.

Então, basicamente você precisará criar uma estrutura de mentoria.

Um passo a passo, dividido em módulos e que siga uma sequência lógica para que as pessoas consigam entender e reproduzir.

Além disso, o mentor oferece feedbacks e acompanhamento no processo.

Entenda que mais importante do que saber, é saber ensinar e conduzir pessoas passo a passo.

A experiência que seus clientes terão é mais importante que o conteúdo que está sendo repassado. Nunca se esqueça disso!

Informação temos de graça na internet. As pessoas precisam de método e acompanhamento para terem resultados reais.

O conteúdo e as ferramentas usadas são parte do todo, mas não o principal!

O principal é a transformação que o seu cliente vai ter ao vivenciar a experiência de entender seu método e replicá-lo.

Gestão

Todo negócio precisa de gestão para crescer e impactar mais e mais pessoas.

Gestão financeira, administrativa, de pessoas e recursos.

Se você sonha em fazer sua mensagem ecoar, e quer deixar um legado, você precisa de gestão.

Ser um bom gestor e encontrar pessoas com capacidade para gerir outras pessoas e recursos, é a chave para o crescimento do seu negócio.

Esse pilar tem impacto direto em todos os outros 5 pilares que já citei aqui.

Conclusão

Se você deseja ser mentor e sempre ter clientes, você precisa ter em mente que está montando um negócio e como tal todos os 6 pilares precisam de atenção.

Vai muito além de uma simples técnica ou de um formato de entrega de serviços.

Comece pela base, prepare sua mentalidade, defina sua estratégia e as táticas de marketing e vendas, gere uma experiência fantástica para seus clientes e tenha a gestão em mãos para fazer tudo funcionar e crescer de forma sustentável.

Adicione boas doses de paixão e suor e temos a receita para o sucesso como mentor!

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