Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios

Como montar uma mentoria online passo a passo

Evelim Wroblewski
Escrito por Evelim Wroblewski
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Antes de contar como montar uma mentoria online, quero fazer uma pergunta: você lembra de seus primeiros passos como profissional, depois de sair da faculdade? 

Arrisco dizer que você tinha fome de tudo. 

Que queria aprender o que fosse possível, participar do maior número de atividades, reconhecer a prática depois de tantos anos só com teoria acadêmica. 

Também arrisco dizer que é bem provável que algumas pessoas foram especialmente importantes para sua trajetória de crescimento. 

Que você nunca esqueceu dos conselhos, do relacionamento que surgiu entre ambos, e como tudo isso teve influências importantes em sua vida, tanto pessoal quanto profissional. 

Muita gente tem um grande interesse em cultivar relacionamentos como esses. Mesmo assim, às vezes, não o faz porque ainda não encontrou uma boa oportunidade para isso ou mesmo porque não acha a pessoa certa. 

Mas saiba que ocupar esse lugar de orientação profissional, hoje em dia, ficou ainda mais fácil. 

Em primeiro lugar, porque há procura desse tipo de serviço. De acordo com uma pesquisa, a demanda por mentorias de negócios tem crescido.

Em segundo, porque já não existem limites físicos que impeçam que você crie um programa de mentoria: tudo pode ser feito online, da captação de alunos às instruções. 

Hoje, vou te contar como você pode montar uma mentoria online, passo a passo, da forma mais simples possível. Quer saber mais? Siga com a leitura!

Etapas da criação de uma mentoria online

Aqui, pense o seguinte: ao montar uma mentoria online, você está criando um negócio. 

E como qualquer empreendimento, você precisa planejar as etapas, prever necessidades e estar pronto para quando começarem a entrar os clientes, melhor dizendo, mentorados.

Neste sentido, siga estes passos:

#01 Escolha sua área de atuação

Você pode montar uma mentoria online sobre praticamente qualquer coisa. O único requisito é ter suficiente experiência para compartilhar com os outros. 

Até porque, as mentorias, diferentemente de um programa de coaching, normalmente se adaptam às necessidades dos mentorados. 

Isso significa que alguém que te escolha como mentor vai trazer seu próprio universo de metas e objetivos, e você dois vão construir a mentoria juntos. 

Resumindo: você precisa saber até onde é capaz de ir, identificar no que é bom o suficiente para prestar uma orientação eficiente. 

Por exemplo, digamos que você vai atuar no campo da nutrição. Há inúmeros fatores que incidem sobre a saúde das pessoas, dependendo de sua alimentação. Você vai saber lidar com qualquer situação?

Sendo assim, tenha claras quais são as suas capacidades, para oferecer um serviço que dê resultados. 

#02  Defina seu público

Antes de começar a procurar mentorados, você tem que saber quem poderia estar interessado na sua mentoria online. 

Para tanto, vale a pena fazer algumas pesquisas para identificar o seu público-alvo

Nesse sentido, entender questões como o perfil demográfico, suas características sociocomportamentais, suas necessidades, desejos, dificuldades e até mesmo as objeções de compra são pontos que merecem uma boa análise. 

Com esses dados em mãos, você pode criar o que, no marketing, se identifica como persona.  Esse termo especifica um perfil com características do seu público-alvo, que vai servir para orientar seu marketing, relacionamentos, canais de divulgação, entre outras ações relacionadas à sua prospecção de clientes

#03 Crie a estrutura da mentoria online

As pessoas vão querer saber como sua mentoria vai funcionar. Então, crie uma estrutura que orientará o formato da mentoria.

Você pode começar respondendo a perguntas como as seguintes:

  • quanto tempo dura a sua mentoria online?
  • qual a frequência de encontros online de sua mentoria?
  • como você vai se encontrar com os participantes do programa?
  • onde serão realizados os encontros virtuais?

Quanto mais claras forem as expectativas e a forma de funcionamento, melhor para você e para os mentorados. 

A parte do limite de tempo é especialmente importante para manter a dedicação no mesmo nível durante todo o programa. Isso também tem a ver com estabelecer metas claras que precisam ser atingidas em um determinado período. 

Outra forma de prestar um serviço de mentoria é a superação de alguma necessidade em particular. Por exemplo, dobrar a receita de uma companhia, solucionar todos os entraves fiscais de uma empresa ou melhorar o tempo de uma corrida em 10%, entre outras metas específicas aplicáveis. 

#04 Dê visibilidade à sua mentoria online

Para ter um negócio atualmente, seja ele offline ou digital, demanda que você esteja presente na internet. Ela será o seu principal canal de captação de clientes, então vale a pena criar um pequeno universo que contenha:

  • Página web: onde você vai contar em detalhes quem você é, inserir todas as informações citadas no tópico anterior, colocar os formulários de inscrição para a mentoria, etc. 
  • Blog: o blog é onde você vai publicar conteúdos sobre a sua área de atuação. É onde você mostra para o mundo que realmente sabe do que está falando. Aborde tendências, problemas típicos do setor, dê conselhos, etc. 
  • Redes sociais: se o blog e a página são encontrados pelos buscadores, nas redes você vai atrás do seu público e cria uma comunicação mais próxima. Crie perfis nas principais redes, como Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo no YouTube.

#05  Capacite-se para melhorar suas habilidades como mentor

Uma coisa é saber muito sobre um assunto, outra muito diferente é saber como montar uma mentoria online que esteja estruturada da melhor forma.

Você pode descobrir isso sozinho, lendo bastante, estudando conteúdos que falem sobre o assunto, conversando com outros mentores, entre outras alternativas. 

Mas também vale muito a pena já começar com o pé direito e fazer um curso de formação de mentores. 

Aqui, na Bmind, somos especialistas em ajudar pessoas que queiram impactar na vida de outras pessoas e deixar um legado. 

Seja para ajudar a vencer o medo de empreender, para aprender a se destacar como um profissional em meio à concorrência, como conseguir mais clientes ou aprender a escalar sua mentoria sem perder qualidade, podemos te ajudar em todas essas questões e em muitas, muitas outras. 

O mais importante é decidir dar o primeiro passo e correr atrás de seu sonho. Você tem tudo para ganhar dinheiro online com seu conhecimento, basta começar!

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.