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Marketing Digital

Como marcar sua presença digital no Instagram

Nat Souza
Escrito por Nat Souza
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Se você já está no Instagram há algum tempo ou está procurando formas de incrementar sua presença digital nessa rede, você está mais do que certo. 

Com cerca de uma década de funcionamento, o Instagram é um gigante indiscutível e uma plataforma de interações sociais plenamente estabelecida. Para alguns negócios que começaram pelo Facebook ou outras redes, o Insta pode até ser visto como opcional, mas a verdade é que ele é obrigatório. 

Por exemplo, só nos Estados Unidos, mais de 70% das empresas usam o Instagram. 

E é muito provável que se alguém perguntar para os 30% que não estão presentes no Insta quais são os motivos, eles digam ou que não acham tão importante, ou porque diretamente não sabem como fazer isso. 

Bom, podemos dar, literalmente, um bilhão de motivos para você ir com tudo pra cima do Insta. Enquanto ele costuma ser visto como uma plataforma “secundária” do Facebook, atualmente, há 1.386 bilhão de usuários ativos no Instagram. 

Bom, já ficou claro que marcar uma presença digital no Instagram é fundamental para seu negócio de mentoria. Com isso dito, vamos ver o que você pode fazer por sua marca nessa rede?

#01 Crie uma Bio incrível

A Bio do Insta oferece um limite de 150 caracteres. Esse é o espaço que você tem para definir quem você é, o que tem a oferecer e porque as pessoas deveriam seguir seu perfil. 

Na Bio, você tem que ser conciso e também conseguir mostrar um pouco de sua personalidade. Isso tem muito a ver com o tom que você vai usar. Emojis ajudam a sintetizar ideias e sentimentos que você queira associar à sua mensagem. 

Além da parte descritiva, a Bio deve necessariamente incluir um link para seu site, ou para uma página que liste vários links de seu negócio, como a LinkTree.

Ah, e não se esqueça de incluir CTAs (chamadas para ação), tal como “visite nosso site”, “saiba mais”, etc. 

#02 O poder das imagens no Instagram

De todas as plataformas sociais, o Insta é a mais centrada em imagens. 

Se as imagens que você usar não conseguirem chamar a atenção e deter o scrolling das pessoas, é provável que elas não se detenham para ler o que está escrito nas legendas. 

Ou seja, por mais que seu post tenha informações incríveis e que sua mentoria seja capaz de mudar a vida das pessoas, se elas não pararem para ler suas palavras, você terá perdido a oportunidade de se conectar com elas

Muita gente acha que o melhor é usar imagens profissionais, geralmente adquiridas de bancos de fotos. Por um lado, isso é certo. Mas, por outro, para fazer as pessoas pararem de rolar a tela, você tem que ir além.

Fotos de bancos são genéricas, por mais que sejam bonitas. As imagens têm que ter algo que conecte com sua marca. Contratar um web designer não sai caro e dá resultados bem melhores. 

#03 Crie uma rotina e mantenha a consistência

Campanhas no Instagram que não mantêm a consistência têm tudo para começar bem e acabar fracassando. 

Se o que você quer (e quem não?) é construir uma audiência fiel e engajada, precisa mostrar às pessoas que elas podem “confiar” em você. 

Para isso, a construção da sua identidade de marca tem que manter a frequência das postagens. 

E, além da frequência, suas postagens têm que ter caráter, uma personalidade própria. Imagine que alguém entra em seu perfil e visualiza as suas postagens como um todo: elas têm que ser diferentes e, ao mesmo tempo, dialogar com um mesmo estilo.

A consistência, como dissemos, vai além da frequência. É como se as pessoas já pudessem saber o que vão encontrar no seu perfil, mas fossem sempre surpreendidas. 

Mas a constância também tem a ver com trabalhar junto com os algoritmos do Insta. Há alguns anos, a rede mudou da exibição cronológica para um modelo baseado na relevância dos conteúdos. 

Ou seja, o Instagram mostra o que os algoritmos indicam que os usuários vão gostar. Se seu conteúdo for consistente, há mais chances de que a plataforma privilegie suas postagens e as mostre para mais pessoas. 

#04 Stories, stories e mais stories

Os Stories funcionam? Definitivamente: sim! O Insta tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais, mas o Instagram Stories tem mais de 500 milhões de usuários diários!

Como são a primeira coisa que aparece nos feeds, por sua localização no topo da página, as Stories estão em um lugar privilegiado. Isso se traduz em números: 62% dos usuários do Insta disseram que têm mais interesse por produtos e serviços depois de ver Stories. 

Nos stories, você pode criar conteúdos inéditos, mas também pode aproveitá-las para compartilhar suas últimas postagens do seu feed. Assim, você consegue mostrar suas postagens até para quem elas não foram exibidas pelos algoritmos. 

Por último, e não menos importante, não deixe de usar hashtags nas Stories, exatamente como você faz nas postagens. As hashtags funcionam como as palavras-chave em mecanismos de buscas e ajudam seu conteúdo a ser encontrado

Ah, não esqueça de colocar tags de outros perfis que estejam relacionados às suas Stories. Isso aumenta a visibilidade da postagem, e o outro perfil compartilhá-las, você ainda aparece para o todos os seguidores da outra conta!

Embora o artigo de hoje não seja necessariamente curto, só foi possível arranhar a superfície das possibilidades que você tem para marcar sua presença digital no Instagram. 

Mas, tenha certeza de uma coisa: nada do que dissemos hoje pode ser feito sem encarar seu posicionamento no Instagram como um trabalho importante.

Pensar as postagens com antecipação, encontrar pessoas que lhe ajudem com as tarefas, agendar as publicações, etc, tudo isso pede tempo e dedicação. 

Mas o resultado virá. Com o tempo, consistência e qualidade, você vai gradativamente perceber como seu perfil cresce, ganha visibilidade e, o melhor de tudo: aumenta os interessados em sua mentoria!

E você, como tem tratado sua presença no Instagram?

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