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Marketing Digital

Como construir sua audiência nas redes sociais

Convidado BMind
Escrito por Convidado BMind
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Criar site é apenas um dos passos importantes para se destacar na internet. Construir sua audiência nas redes sociais é outra questão que se tornou muito importante para negócios que desejam conquistar novos clientes.

Afinal, já ultrapassamos o ponto em que as mídias sociais são uma boa adição às estratégias de marketing e vendas.

Hoje em dia, se você não estiver utilizando as mídias sociais para crescer, estará perdendo a oportunidade de falar para o seu público-alvo.

Consequentemente, os seus potenciais clientes podem encontrar as redes sociais dos seus concorrentes e comprar deles.

Porém, não basta apenas criar conta nas mídias sociais. Você deve saber como utilizá-las corretamente. Nesse sentido, é importante fazer um bom planejamento para construir audiências nas redes sociais.

Por outro lado, é neste momento que muitas empresas costumam falhar e pensar em abandonar as mídias sociais.

Continue a leitura e aprenda como aumentar seu público de mídia social criando uma estratégia, ou atualizando a que você já utiliza, e veja como você pode crescer nas plataformas sociais. 

Vamos lá?

Dicas para construir sua audiência nas redes sociais

Aqui está a lista que preparamos com algumas dicas para construir a sua audiência nas redes sociais: 

1. Analise os canais de mídia social

Antes de fazer toda uma estratégia de mídia social, você precisa analisar os canais que sua marca está usando – ou irá utilizar.

Por exemplo, se sua marca está apenas no Facebook, mas o seu público-alvo está no Twitter, analisar onde seus esforços são mais bem empregados é a primeira chave para abrir a porta do sucesso online.

Da mesma forma, se sua marca é bastante ativa no Instagram e tem um envolvimento bom, mas não ótimo, você sabe onde concentrar seus esforços de uma maneira mais direcionada.

2. Tenha objetivos claros

Não existe uma solução única para todos. Como os objetivos de negócios de cada empresa são diferentes, sua estratégia de mídia social também o será.

Portanto, definir seus objetivos para mídia social logo no início economizará seu tempo a longo prazo.

Seu objetivo é aumentar o público? Tornar-se um líder dentro de uma comunidade de mídia social de nicho? Como será o processo de aprovação de mídia social e quantas etapas haverá desde a concepção até a publicação?

Quaisquer que sejam seus objetivos, defina-os como uma etapa principal em sua estratégia de mídia social antes de perder tempo explorando cada plataforma.

Depois de fazer isso, aprenda como cada plataforma funciona e faça algumas postagens de teste para ver onde e quando seu conteúdo obtém mais engajamento de seu público.

Desse ponto em diante, você poderá determinar quais canais são mais lucrativos para seus objetivos finais e necessidades de negócios.

Importante: nem toda estratégia de mídia social precisa terminar em ganho financeiro ou em mais clientes para o seu negócio.

Algumas outras metas podem estar relacionadas a educar seu público, receber feedback do público ou desenvolver/mudar a percepção de sua marca, entre outras.

3. Identifique sua audiência nas redes sociais

Enquanto você define seus objetivos de estratégia social, é hora de identificar seu público existente e seu público-alvo.

Se você ainda não criou a sua persona (representação semi ficcional do seu cliente ideal), descubra quem é seu público-alvo e selecione conteúdo para eles – e crie a sua persona assim que possível.

Se você está fazendo marketing para uma faixa etária acima dos 40, por exemplo, deve saber que “alunos do ensino médio” não são seu mercado-alvo.

Portanto, certifique-se de saber quem você está tentando alcançar em suas postagens sociais.

Digamos que você seja uma marca de artigos de luxo para animais de estimação. Se seu público-alvo são amantes de gatos, postar conteúdo centrado em cães não terá muito engajamento.

Saiba quem eles são e quem você deseja que sejam. Se você está tentando diversificar e passar de um público apenas para gatos para um público que aceita animais de estimação, você vai querer postar uma variedade de conteúdo com gatos, cães, peixes e animais exóticos.

Mas, se seu público for formado exclusivamente por pessoas que gostam de gatos, concentre-se no conteúdo que eles provavelmente compartilharão e não se desvie do que funciona.

4. Crie conteúdo de qualidade e de acordo com a rede social

Ao desenvolver seu fluxo de trabalho de rede social, certifique-se de saber quais tipos de conteúdo deseja fazer. 

Postagens de mídia social são ótimas, mas você terá que variar os tipos de postagens e fazer essa determinação com base no seu público por plataforma que você usa.

O conteúdo do LinkedIn provavelmente será uma forma mais longa, mensagens escritas. Mas as postagens do Twitter são tweets curtos que podem ou não conter imagens.

Determine o tipo de conteúdo, duração e complementos (ou seja, vídeos, GIFs, emojis, fotos) e comece a partir daí.

5. Use Hashtags Efetivamente 

Quando as marcas começam a usar hashtags relevantes para seu público, elas podem alcançá-lo de forma mais específica e ajudar as pessoas a se concentrarem em encontrar informações, notícias e conteúdo da empresa.

Sempre que você postar algo em suas contas de mídia social, tente incorporar algumas hashtags – mesmo que sejam apenas duas ou três.

Isso te ajudará a trazer pessoas para suas contas de mídia social e potencialmente transformá-las em visitantes do seu site, dependendo do que você oferece para o consumidor.

Conclusão

Essas 5 dicas são uma maneira de aumentar seu público, construir uma presença e adquirir uma base de seguidores de clientes mais dedicada.

Por fim, temos mais uma dica muito importante: jamais compre seguidores. Uma métrica de vaidade como a de quantidade de seguidores pode parecer boa, mas é um engano.

Faça um bom planejamento de conteúdo e consiga seguidores que realmente tenham interesse nele e que um dia possam se tornar clientes do seu negócio.

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