Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios

5 estratégias para atrair novos clientes

Convidado BMind
Escrito por Convidado BMind
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Atrair novos clientes e estabelecer uma conexão real com eles e a sua marca está cada dia mais difícil. Atualmente, com as mídias sociais disponibilizando tantos canais e ferramentas, a concorrência está cada vez maior.

E o motivo não é segredo para ninguém: a todo momento são lançadas novas marcas no mercado. O empreendedorismo cresceu tanto no país que, segundo estudos, a cada três brasileiros, um é empreendedor.

Diante desse cenário, conhecer as estratégias de como atrair novos clientes é fundamental para alcançar o sucesso e se manter entre os melhores. 

1. Descubra a sua persona e tenha uma base de leads

A primeira estratégia sobre como atrair novos clientes é conhecê-los. Para tanto, crie uma persona. Ela é o descritivo completo do seu cliente ideal. Defina personalidade, gostos, ocupação e interesses.

Já os leads, são pessoas que, em algum momento, já mostraram interesse em seus produtos ou serviços.

Atualize e produza conteúdos voltados para elas, além de entrar em contato por algum meio de comunicação.

Isso dará mais resultados do que procurar quem não conhece nada sobre a sua marca.

2. Invista em Marketing Digital

Os consumidores estão cada vez mais gastando o seu tempo na internet e em redes sociais. Portanto, esteja lá!

Entenda as redes que eles mais usam e favorecem sua empresa e crie conteúdos que te darão destaque nelas.

Além das redes sociais, faça estratégias de SEO através da otimização da sua página. Essa prática te dará as melhores posições sempre que um assunto relacionado à sua empresa for pesquisado em sites de busca.

Por fim, crie conteúdos que resolvam o problema do público. Dê a ele uma leitura informativa e relevante, através de e-books, newsletters, publicações em redes sociais ou blogs.

3. Ofereça promoções

As promoções atraem o cliente e destacam sua marca. Então, não deixe de verificar os impactos no setor financeiro da sua empresa. Depois disso, divulgue a promoção e tente atingir o maior número de pessoas com ela.

4. Procure parcerias

Crie parcerias com empresas que oferecem produtos complementares aos seus. Tenha parceiros que apoiem a sua marca, pois isso te dará credibilidade e a confiança do cliente e acesso a uma base de leads.

5. Automatize as tarefas

Automatizar os processos dentro de uma organização é  uma necessidade que se torna maior a cada dia.

O uso de softwares como o crm grátis, além de reduzir custos, dá maior produtividade e monitoramento às ações.

Essa é uma ferramenta que permite o engajamento com o cliente, cria um relacionamento próximo com o consumidor e traz um retorno significativo às campanhas.

Além disso, a comunicação se torna muito mais eficiente, porque o tempo gasto com processos operacionais é melhor aproveitado e redirecionado ao cliente.

Sendo assim, a ferramenta crm pode trazer os seguintes benefícios:

  • Controle da carteira de prospects;
  • Acompanhamento das propostas;
  • Follow- up otimizado;
  • Centralização da informação;
  • Acompanhamento de cada cliente individualmente;
  • Melhora no relacionamento com os clientes;
  • Aumento da satisfação.

Qual o papel do Marketing Digital para atrair novos clientes

O Marketing Digital é o conjunto de ações executadas por meios digitais, com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e uma identidade à marca.

Através dele, as empresas se comunicam com o público, identificando as suas preferências e necessidades, dando um retorno personalizado e no momento certo.

As estratégias de marketing digital trazem muitos benefícios e resultados positivos, principalmente a longo prazo. Algumas estratégias de sucesso:

  • Inbound marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Mídias sociais;
  • E-mail marketing;
  • Site institucional;
  • Blog;

Por que fidelizar clientes

Uma das estratégias mais importantes dentro de uma empresa é fidelizar seus clientes. Ninguém quer ver sumindo aqueles clientes que exigiram um trabalho duro para serem convertidos indo embora.

Fidelizar os clientes é fundamental para manter a vida de uma empresa e vai muito além de oferecer produtos de qualidade. Você precisa gerar engajamento, criar valores, estabelecer uma comunicação clara e superar expectativas.

Somente assim consumidores fiéis voltarão a usufruir de seus produtos ou serviços, e os benefícios não param por aí, este trabalho pode trazer:

  • Negócios contínuos;
  • Chances de vendas cruzadas (cross selling);
  • Maior economia e receita;
  • Melhor competitividade;
  • Marketing boca a boca.

Fidelizar o cliente é conquistá-lo, transformando-o em um advogado da sua marca. Dê a ele um atendimento de qualidade, antecipe as suas necessidades, aceite as críticas e personalize a venda.

Outro aliado na hora de atrair e fidelizar clientes é o método Customer Success (sucesso do cliente), ou seja,  a união de estratégias usadas para manter seu cliente, sua satisfação e aumentar as vendas, além de outras vantagens como:

  • Lealdade à marca;
  • Cliente satisfeito;
  • Diminuição nos custos;
  • Melhora do produto ou serviço.

Atrair clientes exige muita pesquisa, estudo e planejamento estratégico para se destacar dos concorrentes e manter a marca como preferência.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.