Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Negócios

Dicas e técnicas para abrir sua empresa de Mentoria

Ed Trevisan
Escrito por Ed Trevisan
Junte-se a mais de 42 mil pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos sobre mentoria

Antes de mais nada, é importante salientar que você não precisa começar empreendendo no mundo das mentorias, abrindo um CNPJ.

É fortemente recomendável que você entenda se de fato empreender nessa área é algo que vai te trazer satisfação pessoal e financeira, para somente após dar início a um processo de formalização.

Então vamos lá, imagine que você já está empreendendo como mentor ou mentora, e agora resolveu formalizar sua situação junto aos órgãos competentes.

Pensando nisso trouxemos dicas valiosas para que você que quer ser um mentor de sucesso, possa ser também um gestor orgulhoso do seu negócio. Vem com a gente?

1.Abertura da empresa

Alguns aspectos que podem passar despercebidos e serem tratados apenas como burocráticos na abertura do seu CNPJ, são fundamentais para o sucesso do negócio e podem ser identificados por um bom mentor.

Para evitar dores de cabeça é importante ter experiência para atentar as atividades que irá exercer e emitir suas notas fiscais, além é claro, do regime tributário mais vantajoso para o seu empreendimento.

Registrar o CNAE adequado a entrega do seu serviço é fundamental para que não corra riscos tributários ao emitir suas notas fiscais e nos demonstrativos que devem ser entregues aos órgãos públicos.

Já o regime tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real) é fundamental para que você seja enquadrado na melhor opção, ou seja, aquela que paga menos impostos, sempre dentro da lei.

Nas duas situações é muito importante você contar com uma mentoria de alguém que já viveu esse processo no seu segmento,  além do suporte profissional especializado de um contador ou escritório de contabilidade com experiência no seu ramo de atividade e na abertura de empresas, a Contabilizei oferece uma ferramenta gratuita de consulta CNAE, tornando mais fácil a compreensão da atividade ideal para sua empresa.

2.Ferramentas para otimizar a gestão

Um bom mentor sabe quais as ferramentas são relevantes para otimizar o negócio do empreendedor. Gerenciar uma organização é um grande desafio, seja com sócios ou individualmente, é uma atividade que demanda muito foco, flexibilidade e senso de oportunidade.

Diariamente são inúmeras atividades que você precisa estar atento, sejam elas do core business ou paralelas, como as administrativas, contábeis e financeiras.

Para todas elas é necessário que você tenha boas orientações e tenha ferramentas que otimizem o seu tempo, mantenha tudo organizado e entregue os relatórios que vão facilitar a sua tomada de decisão.

3. As pessoas fazem a gestão

Um dos grandes desafios do empreendedor é que não nos preparamos para a gestão de pessoas.

Mesmo que não tenham posição de gestão e não sejam responsáveis diretos por processos, tecnologia ou outras pessoas, qualquer um dos empregados tem papel muito importante na administração da empresa e um processo de mentoria consistente pode dar o caminho para cada tipo de equipe e profissional.

A experiência – por já ter vivido os desafios da gestão de pessoas – faz com que os mentores percebam as atitudes e comportamentos dos empregados e forneçam as dicas para que estabeleçam uma relação de confiança, responsabilidade e entrega.

4.Processo mapeados e otimizados

A definição dos processos chave da organização são importantes porque é através deles que se ganha eficiência na gestão.

Talvez essa seja uma das frentes mais importantes que o mentor pode fazer a diferença na sua atuação junto ao mentorado.

Por exemplo, se uma pessoa importante da organização sai e não existe um processo definido – ou seja, só ela saber fazer determinada atividade – pode se ter problemas sérios no setor envolvido.

E isso vale para grandes, médias, pequenas e microempresas.

Estabelecer processos e otimizá-los sempre que necessário é uma das melhores práticas para que o negócio evolua e se torne um sucesso. é importante avaliar cada processo interno e alinhá-lo às métricas atuais e aos objetivos da companhia.

Faça leitura dos cenários e elimine sempre o desnecessário, busque melhorias e mantenha o que funciona de maneira adequada e traga resultados para o empreendimento.

Com a sua experiência e expertise em gestão, facilmente o mentor pode identificar os gaps ao rodar o seu PDCA para verificar se os processos que estão sendo realizados são necessários ou se precisam de revisão.

5.Métricas e KPIs

Como o profissional que já viveu como executivo os diversos formatos de controle e utilizou muitos métodos de indicadores, o profissional de Mentoria está capacitado para estimular os empreendedores a olhar para dentro e identificar os KPIs — Key Performance Indicators — que permitem a análise de métricas relevantes ao negócio.

É através deles que você estabelece onde quer chegar ao longo do tempo, os pontos de check e métricas para ter sucesso.

Os KPIs são importantes porque é a partir deles que você estabelece o seu plano de negócio para curto, médio e longo prazos, estabelecendo prioridades e fazendo os ajustes necessários para corrigir a rota traçada.

Você pode estabelecer KPIs para o negócio e desdobrá-los em indicadores setoriais de acordo com a necessidade. Um fator importante em relação aos indicadores é que eles reflitam o que se espera de cada engrenagem do negócio e sejam compartilhados com todos.

Então, a Mentoria é um bom negócio?

Claro que esta pergunta só pode ser respondida por você, levando em conta vários aspectos como o seu momento profissional, a capilaridade da sua rede de contatos e seus desafios futuros.

A mentoria para aqueles que tomarem a decisão por ela, é um excelente negócio pois amplia o conhecimento do mentor e transfere conhecimento para o mentorado.

E em uma relação ganha-ganha, todos ganham.

Os negócios nascem e crescem e o mentor estabelece um novo patamar na sua carreira.

Hey,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado.