5 Formas de Ganhar Dinheiro sendo Fotógrafo

Saber formas de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo é importante para quem está iniciando na área ou mesmo para quem já está há algum tempo atuando. Afinal, o fotógrafo é um profissional muito requisitado e que tem uma ampla gama de possibilidades de atuação, seja sozinho ou contratado. Eu separei no texto de hoje, 5 ideias de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo, mas considero a última delas a mais promissora. Veja! 

As diferentes maneiras de como ganhar dinheiro sendo fotográfo

 

Saber algumas maneiras de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo é importante, seja para quem está no início de carreira ou mesmo para quem já atua há algum tempo. Veja as dicas que eu trouxe e que considero muito boas para quem busca uma posição no mercado de trabalho. Vamos lá?

1 – Trabalhando em eventos

 

Quando pensamos em como ganhar dinheiro sendo fotógrafo, sempre nos vem à mente a ideia de atuar em eventos, como casamentos ou formaturas, por exemplo. Essas são boas opções, porque as pessoas estão sempre realizando eventos e precisam de um bom profissional para registrar esses momentos incríveis. Vamos aos prós e contras: 

 

  • Prós: Trabalhar em eventos é algo muito bacana, que sempre será diferente e te oferecerá uma vida com menos rotina. Pode-se ganhar bem em alguns casos, quando o fotógrafo já tem clientes que o indica. 

 

  • Contras: Como falamos acima, é preciso ser indicado ou trabalhar o marketing para conseguir ganhar dinheiro sendo fotógrafo de eventos. Nesse caso, é preciso investir um pouco. 

2 – Trabalhando com ensaios de pessoas

 

Outra opção é focar em ensaios de pessoas, como casais ou até mesmo individuais. Vamos aos prós e contras:

 

  • Prós: Essa opção traz uma rotina menos cansativa do que os eventos, porque os ensaios têm hora para começar e acabar. 

 

  • Contras: Não há muita gente procurando ensaios, embora os de casais tenham aumentado muito nos últimos anos. Será preciso mostrar diferencial para ganhar dinheiro sendo fotógrafo de pessoas em ensaios. 

3 – Trabalhando em uma empresa de fotografia

 

Outra opção é ser um fotógrafo contratado de uma empresa, normalmente que tem um número muito alto de ensaios e eventos. Vamos prós e contras: 

 

  • Prós: Sempre terá trabalho e o fotógrafo pode até mesmo garantir um salário fixo. Estabilidade é o ponto alto aqui! 

 

  • Contras: Nem sempre esse salário fixo é bom e essa costuma ser uma das formas de como ganhar dinheiro sendo fotógrafo menos bem remuneradas. 

4 – Fotografando em escolas

 

Poucas pessoas pensam nessa alternativa, mas é possível ganhar dinheiro sendo fotógrafo em escolas, vendendo pacotes para diretores e pais de alunos. Veja os prós e contras dessa opção! 

 

  • Prós: Como é uma área especializada, o fotógrafo de escolas ganha mais dinheiro do que os demais, já que ele tem mais experiência na área e pouca concorrência. 

 

  • Contras: É preciso saber vender o seu peixe, porque nem todos os pais de alunos querem fotografias escolares que não sejam em dias específicos, como na formatura. Será preciso aprender a captar clientes e isso pode dar trabalho.

5 – Ser um Mentor e ajudar outros profissionais ou pessoas que possuem dificuldade com a fotografia

 

Por fim, quero dar minha dica de ouro para quem quer saber como ganhar dinheiro sendo fotógrafo, que é atuando como mentor de fotografia, ajudando outros fotógrafos ou até mesmo pessoas que querem começar na área. Vamos aos prós e contras!

 

  • Prós: Sem dúvidas, eu considero essa opção uma das melhores, porque o mentor de fotografia é mais do que um profissional, é um negócio, porém, sem o ônus de precisar abrir uma empresa para isso. O mentor de fotografia não tem teto de ganhos, podendo alcançar um bom dinheiro por mês e por ano, isso sem precisar sair de casa. Além disso, se quiser atuar presencialmente, o mentor de fotografia pode cobrar mais por isso, tendo ainda maiores rendimentos. Ser um mentor é excelente para essa área, que sempre tem iniciantes precisando de ajuda. 

 

  • Contras: O maior problema dessa opção é que você vai precisar de um método estruturado, onde seja preciso entender como ser um bom mentor de fotografia e você pode aprender mais sobre o assunto. E, claro, esse é um processo trabalhoso, como qualquer outro. Abaixo, quero falar mais sobre esse assunto. 

Dicas para você se destacar como mentor de fotografia

 

Eu não podia chegar até aqui com uma ideia excelente, que é ser mentor de fotografia, sem oferecer algumas dicas que possam ajudar nesse processo, que pode parecer complexo, especialmente no início. Separei algumas abaixo que são muito úteis. Veja! 

 

Dica 1 – Minha primeira dica é que você escolha um nicho para atuar. Como vimos acima, existem fotógrafos de diversas áreas, como de casamentos, eventos no geral, pessoas, escolas… O ideal é ser mentor de poucos nichos, te ajudando a fazer um trabalho mais direcionado. Mas, essa não é a regra, ok? 

 

Dica 2 – Mais do que ser um bom fotógrafo, você deve ser um bom mentor. E isso significa querer ajudar pessoas, ser alguém que se importa em ajudar. Dessa forma, será possível que as pessoas reconheçam sua intenção de ajudar no seu discurso, tornando sua mentoria mais pessoal e conectada com seu público. 

 

Dica 3 – Estude muito e aprenda cada vez mais. Dessa forma, você consegue ajudar bem as pessoas, porque saberá do que está falando. Então, não pare de estudar, mesmo quando atingir muito sucesso! 

 

Dica 4 – Por fim, eu sugiro que você tenha um método que funcione muito bem e que seja bem estruturado. Quero falar disso mais abaixo! 

 

Em relação ao método que sugeri, quero te convidar para conhecer nosso programa de Certificação de Mentores Profissionais da BMIND por meio de uma bolsa exclusiva de estudos que vou oferecer para todos que chegaram até o fim desta leitura e que estão interessados a saber como ganhar dinheiro como fotógrafo, ou melhor, como mentor de fotografia. O nosso programa vai te garantir a possibilidade de atuar como mentor de forma profissional, mesmo que sua ideia seja apenas uma renda extra. É um método com o respaldo BMIND, uma das escolas mais procuradas do mercado. 

CLIQUE AQUI para saber Mais!

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Jakson

Jakson

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Explore

Inscreva-se e receba conteúdos inéditos
Inscreva-se e receba conteúdos inéditos

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos? Inscreva-se!

Recomendados

0
Would love your thoughts, please comment.x